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Estrutura e tipologia de espaços de recreio escolar: intervenções de Arquitectu...

Author(s): Silva, Lúcia da Graça Ruas cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/1491

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Arquitectura paisagista; Recreio escolar; Ensino básico


Description
Dissertação de mest., Arquitectura Paisagista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2010 Verifica-se no espaço de recreio escolar, uma desatenção em termos de espaço equipado, quando se observa o estado de conservação, inovação e qualidade, indiciando a falta de planeamento. Neste sentido, o projecto de Arquitectura Paisagista, necessita de se basear em conceitos e metodologias relacionadas com as práticas educativas e o conceito de recreio, no sentido de melhorar o conforto e a própria infra-estrutura formativa. Esta constatação leva-nos à necessidade de uma intervenção mais activa, nos espaços de recreio do Ensino Pré-escolar e 1º ciclo, nomeadamente no processo de funcionamento da escola, adaptabilidade, concepção e desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual da criança. Com este propósito, começamos por enumerar uma série de questões iniciais, por esboçar os objectivos a atingir com o presente estudo e formular a hipótese que nos servirá de orientação. A análise de todos os factores, nomeadamente: o contexto sócio-cultural; a existência de bairros sociais nos perímetros anexos à escola; a multiplicidade étnica; os factores associados à imigração; à presença de espaços públicos envolventes ao recinto escolar; os aspectos institucionais; os factores de estruturação dos espaços de recreio escolar e a própria evolução do sistema de ensino e a arquitectura escolar, permitirão identificar as tipologias de espaço de recreio escolar. Esta identificação facultará a concepção em harmonia com a paisagem envolvente. Esta será a hipótese que tentaremos demonstrar e aplicar ao nível do estudo de caso. Também a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos espaços de recreio escolar, nas periferias urbanas degradadas e no meio rural, passa pelo reconhecimento de ambas, permitindo uma maior interligação entre os equipamentos lúdicos existentes em cada infra-estrutura de ensino e o espaço envolvente.
Document Type Master Thesis
Language English
Advisor(s) Bragança, Carlos
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