Autor(es):
Silva, Lúcia da Graça Ruas
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/1491
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Arquitectura paisagista; Recreio escolar; Ensino básico
Descrição
Dissertação de mest., Arquitectura Paisagista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2010 Verifica-se no espaço de recreio escolar, uma desatenção em termos de
espaço equipado, quando se observa o estado de conservação, inovação e
qualidade, indiciando a falta de planeamento. Neste sentido, o projecto de
Arquitectura Paisagista, necessita de se basear em conceitos e metodologias
relacionadas com as práticas educativas e o conceito de recreio, no sentido de
melhorar o conforto e a própria infra-estrutura formativa. Esta constatação
leva-nos à necessidade de uma intervenção mais activa, nos espaços de recreio
do Ensino Pré-escolar e 1º ciclo, nomeadamente no processo de funcionamento
da escola, adaptabilidade, concepção e desenvolvimento físico, emocional,
social e intelectual da criança. Com este propósito, começamos por enumerar
uma série de questões iniciais, por esboçar os objectivos a atingir com o
presente estudo e formular a hipótese que nos servirá de orientação.
A análise de todos os factores, nomeadamente: o contexto sócio-cultural;
a existência de bairros sociais nos perímetros anexos à escola; a multiplicidade
étnica; os factores associados à imigração; à presença de espaços públicos
envolventes ao recinto escolar; os aspectos institucionais; os factores de
estruturação dos espaços de recreio escolar e a própria evolução do sistema de
ensino e a arquitectura escolar, permitirão identificar as tipologias de espaço
de recreio escolar. Esta identificação facultará a concepção em harmonia com a
paisagem envolvente. Esta será a hipótese que tentaremos demonstrar e aplicar
ao nível do estudo de caso.
Também a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos espaços de
recreio escolar, nas periferias urbanas degradadas e no meio rural, passa pelo
reconhecimento de ambas, permitindo uma maior interligação entre os
equipamentos lúdicos existentes em cada infra-estrutura de ensino e o espaço
envolvente.