Author(s):
Silva, Tatiana Leitão da
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9628
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Águas pluviais; Águas cinzentas; Reservatório; SAAP; SPRAC; Viabilidade
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia Civil – Perfil de Construção A água tem vindo a tornar-se um recurso cada vez mais escasso, apesar de ser um bem essencial e valioso à vida humana, devido a uma procura cada vez maior para satisfazer o aumento demográfico, da agricultura e da indústria.
O aproveitamento de águas pluviais e cinzentas é uma medida que reduz o consumo de água potável em situações em que a mesma não é necessária, como regas de jardins, lavagens e descargas de autoclismos, apresentando assim vantagens a nível ambiental e económico. Os sistemas de aproveitamento de águas pluviais (SAAP) e de águas cinzentas, ainda não são muito utilizados em Portugal, apesar de nos países desenvolvidos que apresentam maior escassez do recurso água, serem já comuns.
A presente dissertação tem como objetivo analisar os benefícios económicos e ambientais da implementação de diferentes sistemas de aproveitamento de águas pluviais e cinzentas. É feita uma análise a nível global e uma síntese histórica, descrevendo algumas situações em que estes sistemas são utilizados. Será feita uma análise dos constituintes e materiais a utilizar nestas soluções, do seu dimensionamento e exigências a cumprir na sua implantação, bem como os requisitos de qualidade da água, tendo em conta a legislação em vigor.
Serão apresentados três casos de estudo, dois tipos de edifícios diferentes, na mesma zona e uma escola numa localidade diferente. Em cada edifício serão estudados diferentes equipamentos pré-fabricados disponíveis no mercado, sendo, por fim, comparados em termos de viabilidade económica, através de um orçamento para cada caso.