Detalhes do Documento

Metodologias em Educação Ambiental – o exemplo do Centro de Educação Ambiental ...

Autor(es): Carmo, Sara Raquel Alves Batista do cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/9309

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Ambiente; Recursos Naturais; Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável


Descrição
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ambiente e Recursos Naturais Este relatório constitui o estágio realizado no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras entre janeiro e junho de 2012, sob orientação científica do Professor Doutor José Eduardo Ventura e a orientação do estágio do Dr. Vasco Batista. Inserido no Mestrado de Geografia e Planeamento Regional, especialização em Ambiente e Recursos Naturais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a realização de um estágio na componente não letiva do mestrado possibilitou uma proximidade e aprendizagem da educação ambiental que não seria possível através da realização de uma dissertação ou projeto. Durante o estágio pude realizar diversas atividades em diferentes âmbitos. Desde a preparação dos ateliers e projetos à realização dos mesmos, foram diversas as atividades realizadas, sendo que o maior destaque vai para as seguintes: Quinzena da Floresta e da Água, Visita de estudo ao Parque Eólico da Serra da Capucha, ½ cheio, ½ vazio, Oeste Infantil, Estratégia de Educação Ambiental para o Município de Torres Vedras e o Projeto “Escola Zero Emissões”. Este último foi o que mais me realizou, pois elaborei o seu processo quase na totalidade e a sua concretização obteve resultados positivos. O presente relatório será constituído por duas partes principais: a) enquadramento teórico relativamente à temática da educação ambiental/educação para o desenvolvimento sustentável, a caracterização do local de estágio e o seu surgimento e b) o relato de todas as atividades realizadas durante o estágio. Optou-se, também, pela inclusão de anexos em que se apresentam uma série de mapas que facilitam a compreensão espacial em determinados assuntos (Anexo I), o relato diário das atividades desenvolvidas ao longo destas 800 horas, juntamente com uma representação gráfica das que tiveram mais peso (Anexo II), bem como fotografias e exemplos dos materiais realizados (Anexo III). Através deste relatório espero, além de valorização pessoal e profissional, contribuir positivamente para o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, num tempo em que se discute o ano letivo 2012/2013, em que está previsto a inauguração do novo Centro.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia