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O poder das palavras: capital lexical e consciência lexical

Autor(es): Pedro, Venâncio Gonçalo Mota cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/9282

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Aquisição da linguagem; Aquisição lexical; Consciência lexical; Capital lexical; Aquisição de L2


Descrição
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português e de Língua Estrangeira nos Ensinos Básicos e Secundário - Português/Espanhol O presente relatório tem como objectivo geral estabelecer uma relação, por vezes negligenciada, entre a fundamentação teórica e a prática de ensino, numa perspectiva de sinergia entre o trabalho de investigadores e a sua aplicação no ensino. Como objectivo específico, pretende dar um enquadramento teórico sobre a aquisição da linguagem, nomeadamente através de três dos mais profícuos investigadores do nosso tempo, Jean Piaget, Lev Vygotski e Noam Chomsky, e as suas repercussões na aquisição e consciência lexical, seguindo a investigação levada a cabo pela investigadora Inês Duarte, sem nunca esquecer o peso sociológico da Escola e do aprendente na construção do seu capital lexical. É também um objectivo deste relatório abordar a aquisição de uma segunda língua (L2). Assim, descrevo as principais teorias, como as teorias nativistas, ambientalistas e interaccionistas. Pelo facto da prática de ensino assentar em duas línguas provenientes da mesma raiz (Português e Espanhol), também considerei pertinente a questão das semelhanças e diferenças entre as duas. Assim, veremos a importância da interlíngua, da Análise Contrastiva e da Análise de Erros, bem como a questão da cognaticidade ou não-cognaticidade, os chamados falsos amigos. Por último, desenvolverei as implicações dos argumentos teóricos evidenciados na prática de ensino supervisionado, nomeadamente através das estratégias utilizadas para a aquisição de léxico, dos materiais desenvolvidos ou adaptados, das reflexões proporcionadas pela bibliografia e a sua influência na prática de ensino.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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