Autor(es):
Pedro, Venâncio Gonçalo Mota
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/9282
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Aquisição da linguagem; Aquisição lexical; Consciência lexical; Capital lexical; Aquisição de L2
Descrição
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de
Mestre em Ensino do Português e de Língua Estrangeira nos Ensinos Básicos e
Secundário - Português/Espanhol O presente relatório tem como objectivo geral estabelecer uma relação, por
vezes negligenciada, entre a fundamentação teórica e a prática de ensino, numa
perspectiva de sinergia entre o trabalho de investigadores e a sua aplicação no ensino.
Como objectivo específico, pretende dar um enquadramento teórico sobre a aquisição
da linguagem, nomeadamente através de três dos mais profícuos investigadores do
nosso tempo, Jean Piaget, Lev Vygotski e Noam Chomsky, e as suas repercussões na
aquisição e consciência lexical, seguindo a investigação levada a cabo pela
investigadora Inês Duarte, sem nunca esquecer o peso sociológico da Escola e do
aprendente na construção do seu capital lexical. É também um objectivo deste
relatório abordar a aquisição de uma segunda língua (L2). Assim, descrevo as principais
teorias, como as teorias nativistas, ambientalistas e interaccionistas. Pelo facto da
prática de ensino assentar em duas línguas provenientes da mesma raiz (Português e
Espanhol), também considerei pertinente a questão das semelhanças e diferenças
entre as duas. Assim, veremos a importância da interlíngua, da Análise Contrastiva e
da Análise de Erros, bem como a questão da cognaticidade ou não-cognaticidade, os
chamados falsos amigos. Por último, desenvolverei as implicações dos argumentos
teóricos evidenciados na prática de ensino supervisionado, nomeadamente através
das estratégias utilizadas para a aquisição de léxico, dos materiais desenvolvidos ou
adaptados, das reflexões proporcionadas pela bibliografia e a sua influência na prática
de ensino.