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Manuais escolares de matemática para o Ciclo Preparatório do Ensino Técnico

Autor(es): Sousa, Isabel Moz de cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/9256

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Manuais escolares; Ciclo Preparatório; História da educação matemática; Ensino técnico


Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática O objetivo desta tese de mestrado consiste em contribuir para uma análise do desenvolvimento do ensino da matemática nos cursos técnicos (industriais e comerciais) durante o período compreendido entre a publicação da Lei de Bases do Ensino Técnico (em 1947) e a criação do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário (1968). A análise irá incidir sobre o estudo de um capítulo (frações) dos manuais escolares destinados aos alunos do Ciclo Preparatório do Ensino Técnico assim como dos artigos publicados pelos autores destes manuais, no Boletim das Escolas Técnicas, pretendendo apurar qual o material pedagógico produzido e quais as perspetivas dos autores relativamente ao ensino da matemática como disciplina deste grau de ensino. De modo a esclarecer as alterações introduzidos pela Reforma do Ensino Técnico de 1948 (data da implementação da Reforma), procedeu-se previamente a uma leitura da legislação, referente a este sistema de ensino, produzida desde o início do século XX até esta data. Foi feita ainda uma leitura comparativa dos diferentes desenhos curriculares aí definidos e de alguns dados estatísticos referentes às disciplinas de formação matemática no Ensino Técnico e no Ensino Liceal.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Matos, José
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