Autor(es):
Santos, Eduardo Jorge dos
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/9097
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): QoS; H-NDMA; S-NDMA; DAMA; Satellite networks; Simulator
Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia Eletrotécnica e Computadores Redes de satélites farão parte das futuras redes integradas de comunicações, proporcionando cobertura ubíqua e grande resiliência. Estas redes complementam a infraestrutura celular terrestre, suportando serviços ubíquos de dados e multimédia com garantias de qualidade de serviço (QoS). A simples retransmissão de pacotes perdidos, devido ao descarte dos mesmos em caso de colisão, leva à degradação do desempenho do sistema.
De forma a cumprir os elevados requisitos de QoS e de débito, foram desenvolvidos diversos
métodos de retransmissão e de combinação de pacotes.
Esta dissertação analisa um novo protocolo, chamado Satellite - NDMA (S-NDMA),em que os princípios do protocolo H-ARQ - NDMA (H-NDMA) são utilizados num cenário de satélites Demand Assigned Multiple Access (DAMA). O S-NDMA adapta a abordagem H-ARQ (retransmissão a pedido híbrida) de forma a funcionar com um número limitado de pacotes de confirmação. Nesta dissertação são propostos modelos analíticos para o desempenho do S-NDMA. É feita uma comparação entre as abordagens H-NDMA e S-NDMA, para sistemas de satélites, em termos de taxas de erro, débito do sistema e atrasos nas transmissões. Numa outra contribuição original, é definida uma otimização para o S-NDMA de modo a minimizar o consumo de energia, satisfazendo um conjunto de requisitos de QoS num cenário DAMA, em que o número de TMs a transmitir é conhecido
a priori. Para finalizar, é ainda desenvolvido um simulador de modo a validar e
testar a capacidade deste protocolo. Neste simulador, são testados diversos cenários de
transmissão, com e sem requisitos de QoS, de modo a verificar a capacidade do protocolo
S-NDMA relativamente ao H-NDMA.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Bernardo, Luís; Dinis, Rui