Autor(es):
Carapinha, Luís Carlos Marques
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/8741
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Digestão anaeróbia; Casca de batata; Pré-tratamento térmico; Biogás
Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Energias Renováveis – Conversão Elétrica e Utilização Sustentáveis A digestão anaeróbia tem sido utilizada amplamente utilizada no tratamento de águas residuais e no tratamento da parte orgânica de resíduos sólidos urbanos, contudo mostra-se também uma alternativa viável a nível energético, sendo um dos seus produtos o biogás.
A presente dissertação teve como objetivo aferir a viabilidade de se submeter resíduos de casca de batata a digestão anaeróbia, a 37ºC, utilizando diferentes pré-tratamentos de modo a verificar como estes afetam a produção de biogás.
Efetuaram-se quatro ensaios, utilizando resíduo de casca de batata. Após a trituração e crivagem, as amostras foram submetidas ao pré-tratamento térmico. Foi feito um ensaio de controlo onde as amostras não foram submetidas a autoclavagem (A.trit), um ensaio em que as amostras foram submetidas a autoclavagem a 122ºC durante 20 minutos (A.122.20), um ensaio com autoclavagem a 122ºC durante 35 minutos (A.122.35) e um ensaio com autoclavagem as 122ºC durante 55 minutos (A.122.55).
Em cada um dos ensaios foram analisados os parâmetros físico-químicos dos afluente e efluente do digestor (ST, SF, SV, CQO, azoto Kjeldahl, fósforo total e CBO5), bem como a produção e composição do biogás ao longo dos ensaios.
Concluiu-se que à medida que o tempo de autoclavagem dos resíduos aumenta, também aumenta o volume de biogás acumulado, tendo-se atingido um aumento de 22% no Ensaio A.122.55. Apesar de não se ter verificado um aumento do volume de metano acumulado, verificou-se um grande aumento da produção média diária de metano. Concluiu-se assim que à medida que o tempo de autoclavagem aumenta, o tempo de duração do ensaio, em que continua a ser produzido biogás diminui, tendo este aumento sido de 94% no Ensaio A.122.55. No Ensaio A.122.35 verificaram-se aumentos dos rendimentos de produção de metano e de biogás relativamente aos SV removidos de 55,8% e 50,9%, respetivamente, em relação ao Ensaio A.trit.