Author(s):
Maurício, Tiago Gonçalo Garcia
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/8550
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Edifício antigo; Edifício novo; Alvenaria de pedra tradicional; Alvenaria não estrutural; Reabilitação; Reboco armado
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Construção O tema desta Dissertação de Mestrado insere-se num estudo atualmente em curso no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sobre a análise experimental e numérica de paredes de alvenaria de pedra tradicional, reforçadas com reboco armado e confinamento transversal (igualmente orientada pelos Professores Fernando Pinho e Válter Lúcio).
Em todo o país, à semelhança do que acontece na Europa, verifica-se a existência de edifícios antigos ao abandono, principalmente em centros históricos e urbanos. Em virtude da sua importância patrimonial, cultural e arquitetónica urge a necessidade de requalificação dos mesmos. A importância da reabilitação de edifícios antigos requer, por isso, o desenvolvimento de novas técnicas e soluções de intervenção. As paredes dos edifícios antigos são, na sua maioria, constituídas de alvenaria de pedra e fazem parte integrante da estrutura do edifício, daí se denominarem por paredes resistentes.
Os edifícios novos têm paredes constituídas, geralmente, por elementos de preenchimento de pórticos de betão armado (tijolos cerâmicos, blocos de betão, etc.). Apresentam diversas anomalias com influência direta na habitabilidade das habitações, é frequente ouvir relatos de proprietários que apontam estas estruturas como principal foco de insatisfação nas suas habitações.
Um reboco armado tem diferentes funções quando aplicado em paredes de edifícios antigos e quando aplicado em edifícios novos. A aplicação de um reboco armado numa parede de um edifício antigo tem como objetivo reforçar a parede e o próprio reboco, enquanto que a aplicação num edifício novo tem visa apenas reforçar o reboco. O reforço é executado com redes distendidas sobre a alvenaria, conferindo deste modo uma distribuição uniforme de tensões.
A dissertação encontra-se dividida em duas partes com um total seis capítulos. Na primeira parte, resultante de uma pesquisa bibliográfica, são apresentadas as principais características dos rebocos armados, identificando as soluções e técnicas de aplicação mais utilizadas. Posteriormente, são analisados alguns trabalhos de investigação do mesmo domínio. A segunda parte contempla um conjunto de visitas efetuadas, nomeadamente, a uma obra de reabilitação de um edifício antigo, a uma fábrica de produção de redes de fibra de vidro e a uma fábrica de produção de argamassas secas.