Autor(es):
Rodrigues, Pedro Filipe Mira
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/8503
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Sistemas fotovoltaicos; Planeamento urbano sustentável; Ecotect analysis; Microgeração
Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia Civil – Perfil de Construção No contexto energético actual, Portugal está sujeito a uma enorme dependência face aos recursos que nos dias de hoje asseguram a grande maioria das necessidades energéticas.
A dependência desses recursos acarreta problemáticas não só ao nível económico como também ecológico.
Por esse motivo, devem ser desenvolvidos esforços que conduzam a uma alteração de todo um padrão energético culturalmente enraizado. Essa alteração não pode, de forma alguma, dissociar-se das energias renováveis.
Usufruindo de uma privilegiada localização, face a outros países da Europa, Portugal tem todas as condições para inverter a sua posição de dependência para vanguardear o panorama energético sustentável.
A presente dissertação pretende dar o seu modesto contributo para essa alteração qualitativa de mentalidade, apresentando as mais variadas possibilidades de produção de energia renovável, explorando, ainda, a sua implementação em contexto urbano. Através do estudo de um caso prático para um quarteirão na cidade de Beja, foram projectadas várias unidades de produção de energia solar fotovoltaica.
Neste estudo, foram analisados, os vários factores, não só climáticos e geográficos como também urbanísticos, que deverão ser tidos em consideração para uma instalação de produção de energia fotovoltaica. Um rigoroso planeamento urbano revela-se, sem dúvida, indispensável para alcançar o paradigma da construção sustentável e do projecto de edifícios com balanço energético neutro.
Com o projecto das unidades de produção de energia fotovoltaica, foi realizado o cálculo do orçamento e respectiva análise financeira do investimento, para que os valores encontrados ganhem uma dimensão motivadora para investidores e consumidores num contexto difícil de agregar aliados.
Os resultados alcançados mostram a eficácia do processo e a vantagem quer em termos de eficiência energética obtida quer do potencial contributo para a sustentabilidade dos meios urbanos em termos ambientais e de energia.