Autor(es):
Alves, Ana Filipa Puga
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/8430
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Consumidor; Comportamento; Consumo sustentável; Instrumentos; Políticas; Informação
Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia do Ambiente, perfil de Gestão e Sistemas Ambientais As escolhas do consumo quotidiano estão enredadas numa teia de motivações e valores que dificultam a mudança para um comportamento mais sustentável.
A proliferação de uma grande variedade de produtos, de forma a satisfazer a heterogeneidade dos gostos de cada consumidor, faz com que a tomada de decisão seja cada vez mais difícil, o que conduz a que o consumidor utilize atalhos mentais, como é o caso dos rótulos e das marcas, que facilitem a tomada de decisão.
Compreender mais claramente o comportamento do consumidor, bem como o que influencia as suas escolhas é importante para alcançar uma forma de motivar o consumo sustentável.
Estudos anteriores concluíram com a prestação de informação, por si só, não é suficiente para incentivar uma decisão de compra mais sustentável, pois a informação encontra-se disponível, mas raramente o consumidor procura ler ou digerir toda a informação disponibilizada.
Com esta dissertação pretende saber-se o que influencia a decisão de compra de um consumidor português, se este está informado ou tem conhecimento das políticas ambientais utilizadas atualmente, para promover produtos com menores impactos negativos no ambiente, comparativamente a outros produtos/serviços da mesma categoria, e se o comportamento é proporcional com os seus valores ou motivações. Por fim, pretendeu-se saber quais os instrumentos que as pessoas achavam serem mais promissores para induzir um consumo mais sustentável e conseguirem estar inteiradas sobre a informação ambiental de cada produto ou serviço disponível ao público.
Observa-se que os componentes que mais influenciam a escolha do consumidor são o preço e a qualidade. Contudo, percebe-se que as pessoas não elaboram com antecedência uma lista de compras estando mais propicias a serem influenciadas pelas promoções e a adquirirem mais produtos do que necessitam.
O papel decisivo, da seleção de produtos com melhor desempenho ambiental, vai sempre pertencer ao consumidor, mas se a informação for simples, acessível, que permita a comparação entre produtos semelhantes e certificada por uma entidade credível, o consumidor vai mais facilmente escolher a melhor opção.