Autor(es):
Ferreira, Álvaro Manuel Folhas
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/8287
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Ensino da física; Mecânica; Gráficos; Análise digital de vídeo
Descrição
Relatório para obtenção do Grau de Mestre em
Ensino da Física e da Química Trazer à superfície da memória duas décadas de ensino é um exercício que coloca em
perspetiva a escola e o que ela representa para a sociedade em cada momento. O relatório de
atividade profissional é meramente uma retrospetiva reflexiva do que foi a minha atividade
profissional e das experiências que vivi, como as senti, e de forma discreta, as competências
que delas resultaram. Nesta máquina do tempo chamada memória, revisitei momentos da
minha vida profissional, e atividades que determinam a minha forma de olhar o ensino e o meu
lugar nele.
A Física é considerada uma das disciplinas que oferece maior grau de dificuldade, e os fracos
resultados dos exames nacionais de Física e Química obrigam, não só a uma profunda análise
das razões de tão baixos índices de aprendizagem, como à procura de mecanismos e de
novas práticas didáticas capazes de os melhorar.
O computador é uma ferramenta à qual se reconhece elevado potencial didático,
particularmente no ensino da Física, dado permitir a criação de ambientes de aprendizagem
promotores da construção do conhecimento numa lógica construtivista. A Análise Digital de
Vídeo é um exemplo de abordagem didática que se enquadra nesse espírito, proporcionando
uma perspetiva visual do movimento, em simultâneo e de forma síncrona, com a sua
representação, o que para além de diluir as tradicionais dificuldades encontradas na análise de
gráficos, permite ao aluno elaborar um estudo do movimento e das leis que o regem.
Neste trabalho apresentam-se algumas sugestões de atividades didáticas orientadas para a o
estudo da cinemática, envolvendo a análise digital de vídeo através do Tracker, acompanhadas
de análise de dados em Excel, e modelação, recorrendo ao Tracker e/ou ao Modellus.
Este trabalho, simultaneamente relatório profissional de uma carreira profissional de quase
duas décadas e contributo para a melhoria da utilização das tecnologias no ensino, vem na
sequência lógica do exercício do pensamento, na procura do conhecimento e da competência
profissional.