Author(s):
Peça, Inês Isabel Silva Nobre
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/8264
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Ciências Físico-Químicas; Sociedade tecnologia e ciência; Educação e formação de adultos; Ensino das ciências a alunos adultos
Description
Relatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de Química No âmbito do mestrado em Ensino da Física e da Química, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, realizei um estágio na Escola Secundária Luís de Freitas Branco (ESLFB), orientado pelo Professor Doutor Vitor Teodoro e pela professora Cecília Silva. Leccionei Ciências Físico-Químicas ao 7.ºano e STC a cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) Neste grande desafio, procurei garantir um ensino individualizado, promovendo a autonomia dos alunos.
Visando alcançar este objectivo, dinamizei outras actividades como o Clube de Astronomia e colaborei em diferentes projectos, dos quais resultou o reconhecimento internacional da Escola.
Com o projecto “Xpermania IV”, os alunos tomaram contacto com diferentes Cientistas
portugueses e com os diversos ramos de investigação, em Portugal. Colaborei, ainda, no projecto “Dez Dedos de conversa”, dinamizando workshops.
Simultaneamente, no decorrer das actividades lectivas, realizei um estudo, procurando conhecer e analisar as motivações e interesses dos alunos adultos para a aprendizagem da Física e da Química.
O estudo de caso afigurou-se a perspectiva metodológica mais adequada, centrado em dois cursos EFA. As técnicas de recolha de dados aplicadas foram: o inquérito por questionário; o inquérito por entrevista e observações directas.
De acordo com os percursos escolares dos formandos, o contacto com a disciplina de Ciências Físico-Químicas, globalmente, pode considerar-se positivo, no entanto o programa não corresponde de forma adequada às suas expectativas e interesses, devido ao grau de dificuldade, à falta de prérequisitos
em Matemática e Português e a um ensino pouco centrado no aluno. Ficou evidente que
para os formandos, os conteúdos da Física e de Química são relevantes, quer na perspectiva do seu quotidiano, quer no seu desempenho profissional. Maioritariamente, os entrevistados apontaram como estratégias mais adequadas para a área de STC, abordagens directamente relacionadas com situações/problemas do quotidiano, seguido das aulas práticas, workshops e visitas de estudo.