Autor(es):
Beato, Susana Carvalho Salgueiro
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/8175
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Estágio pedagógico; Reflexão; Modelação matemática; Função quadrática
Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário O presente Relatório foi elaborado com o objectivo de descrever e analisar todas as actividades desenvolvidas no estágio pedagógico da estagiária Susana Beato, integrado no curso de Mestrado em Ensino de Matemática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, realizado na Escola Secundária Fernando Lopes-Graça, ao longo do ano lectivo de 2010/2011. Este relatório resulta da junção de dois documentos distintos, a saber: Parte I – Relatório de Estágio e Parte II – Trabalho de Investigação.
O Estágio Pedagógico é uma peça chave na formação de um professor – estabelece a passagem do conhecimento académico ao conhecimento profissional, permite o contacto com a Escola e determina experiências que condicionarão a actividade futura do professor.
Desta forma, o foco essencial do Relatório de Estágio consiste na descrição e reflexão dos acontecimentos marcantes ao longo deste ano lectivo, salientando a forma como as principais dificuldades foram ultrapassadas.
O Trabalho de Investigação tem por objectivo central analisar o processo de ensino-aprendizagem da função quadrática dos alunos de uma turma do 10.º ano. Para este fim, elaboraram-se as seguintes questões: a) Os alunos conseguiram caracterizar a função quadrática através da realização da uma tarefa de modelação matemática? b) A utilização da calculadora gráfica e do CBR na modelação matemática contribuirá para melhorar a aprendizagem e a motivação dos alunos na caracterização da função quadrática? c) Como é que a intervenção didáctica utilizada para o ensino da função quadrática possibilitou, aos alunos, a sua aprendizagem?
Tendo por base o objectivo do estudo, adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de um questionário, de observação participante, do diário de bordo, da experiência de ensino e dos documentos produzidos pelos alunos. Da observação destes dados podemos concluir que a calculadora gráfica e os sensores contribuíram para a motivação dos alunos no estudo da função quadrática, melhorando a sua aprendizagem. Conclui-se ainda que, da análise das aprendizagens desenvolvidas os alunos conseguiram estabelecer as conexões entre a representação gráfica e analítica de uma função quadrática. Relativamente às dificuldades manifestadas, a maioria dos alunos não conseguiu representar a função quadrática apenas com a realização de uma tarefa de modelação. Estas dificuldades foram superadas com a discussão da tarefa em grande grupo. Durante este debate todas as questões foram devidamente analisadas e discutidas. No final da aula procedeu-se à caracterização da função quadrática.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Ventura, Lourdes; Domingos, António