Detalhes do Documento

“Escola (con)vida”: um estudo sobre a construção da comunidade educativa

Autor(es): Varela, Maria Teresa Bellino de Athayde Antunes cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/7966

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Gestão escolar; Sistema educativo; Comunidades locais; Parcerias


Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Doutor em Ciências da Educação O estudo centra-se na relação entre a escola e a comunidade educativa. Numa primeira parte, a temática é enquadrada e problematizada por um lado, em torno da discussão da necessidade de reinvenção do conceito de território educativo e de escola, esgotado que está o modelo de administração escolar centralizado e, por outro lado, considerando a evolução de modelos de organização do sistema educativo português, e de diversos contributos de reflexão e pesquisa produzidos sobretudo em Portugal, mas também noutros países. O estudo tem como objetivo principal, na fase exploratória, conhecer e compreender as dinâmicas desenvolvidas entre a escola e a comunidade através dos dados empíricos resultantes de um inquérito por questionário respondido por todas as escolas do concelho de Almada. Em segundo lugar, na fase intensiva, tem como objetivo implementar o projeto “escola (con)vida” e dinamizar no agrupamento “estudo de caso” a relação da escola com a comunidade, avaliando a respetiva implementação. Para atingir estas finalidades, optou-se por uma metodologia inspirada nos conceitos de triangulação (combinação de diferentes métodos e de vários instrumentos de recolha de dados) e de bricolagem (utilização de diversos métodos de acordo com as necessidades impostas pelo desenrolar da pesquisa). Assim, combinou-se o método quantitativo, utilizado na fase exploratória para analisar os dados do inquérito por questionário, com o qualitativo, que procurou em ambas as fases, conhecer e interpretar a relação escola-comunidade. Articulou-se ainda, na fase intensiva, o estudo de caso da escola, onde se projetou a intervenção de vários parceiros locais, com a investigação-ação que orientou a implementação desse projeto. Na recolha e produção dos dados, combinou-se o inquérito por questionário com as entrevistas, a análise de documentos e as notas de campo. Os resultados indicam por um lado, que a tipologia do agrupamento/escola não agrupada, as dinâmicas de funcionamento, a oferta formativa e o tipo de cultura organizacional influenciam positivamente a iniciativa da gestão em estabelecer relações com a comunidade. Por outro lado, no agrupamento “estudo de caso” as ações desenvolvidas revelam um conjunto de possibilidades e constrangimentos, para a dinamização da relação da escola com a comunidade, configurando-se como oportunidades educativas (formais, não-formais e informais) para os vários atores envolvidos no projeto.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Alves, Mariana
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia