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Vale a pena reflectir quando se aprende on-line? Auto-regulação em e-English

Author(s): Gago, Sandra Maria Fernandes cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7915

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Aprendizagem; Auto-regulação; E-Learning; Inglês


Description
Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning Numa era em que o aumento de cursos em regime de e-Learning tem sido exponencial, é importante reflectir acerca de estratégias que ajudem a combater o insucesso escolar nesta modalidade de ensino. Diversos autores (Bandura, 1986; Bouffard-Bouchard, Parent, & Larivee, 1991; Silva e colaboradores, 2004; Zimmerman, 2000) têm advogado que o desenvolvimento da auto-regulação da aprendizagem é fundamental para que o indivíduo saiba mobilizar os processos afectivos e cognitivos envolvidos na aquisição, organização e uso de informação, bem como a motivação (para a acção) e a auto-eficácia (ou crença nas suas capacidades). A estimulação da auto-regulação em aprendentes que frequentam cursos neste regime poderá ajudar a combater o insucesso escolar, promovendo melhores desempenhos e elevando o grau de satisfação dos alunos, motivando-os para futuras aprendizagens. Esta é, também, uma competência que permite ao indivíduo aprender ao longo da vida, um atributo indispensável para responder às exigências da actual dinâmica laboral. Através da preparação de uma unidade de aprendizagem integrada no currículo da aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira, procurou-se aferir o impacto de uma metodologia que favorecesse a auto-regulação quer no aproveitamento escolar dos alunos, quer no uso de estratégias de auto-regulação da aprendizagem por parte dos mesmos e na crença destes não só em relação à utilidade das referidas estratégias mas igualmente à sua capacidade para usarem as mesmas. Após a revisão da literatura, privilegiaram-se as indicações fornecidas por Berbaum (1992), pretendendo-se auxiliar os aprendentes a tomar consciência da sua maneira de aprender e a utilizar métodos de trabalho adaptados aos conteúdos a adquirir.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
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