Autor(es):
Raposo, Elisabete Maria Salgado
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/7855
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Obras geotécnicas; Deslocamentos superficiais; Deslocamentos internos; Metodologias de observação; Equipamentos de observação
Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia Geológica (Geotecnia) A observação de obras geotécnicas tem assumido uma importância crescente, nomeadamente devido, quer à ocorrência de incidentes e de acidentes, alguns com consequências catastróficas do ponto de vista de perda de vidas humanas e de prejuízos materiais e ambientais, quer devido à necessidade de calibrar os modelos de comportamento. Um tipo de obras onde essa observação é essencial refere-se às que utilizam o espaço subterrâneo especialmente em meios urbanos, em regra caracterizado pela heterogeneidade dos terrenos atravessados, em função da crescente falta de espaço à superfície.
De entre as grandezas objecto de observação em obras geotécnicas, a medição dos deslocamentos superficiais e internos assumem destaque particular.
A presente dissertação, para além de enunciar, de forma sintética, os principais objectivos da observação de obras geotécnicas, descreve os principais métodos e equipamentos utilizados na observação dos deslocamentos superficiais e internos.
No caso dos deslocamentos superficiais são referidos os métodos topográficos e geodésicos. No que se refere à medição dos deslocamentos internos, descrevem-se dispositivos do tipo inclinómetros, extensómetros, INCREX, convergenciómetros, assentímetros, fibras ópticas e fios-de-prumo.
Apresentam-se ainda alguns exemplos da aplicação dos métodos supracitados a obras realizadas em Portugal, mas também em obras realizadas noutros países. A dissertação inclui um capítulo sobre a utilização dos diversos métodos nas diferentes obras geotécnicas: barragens, túneis, muros, taludes, bem como a utilização dos sistemas de observação para monitorizar movimentos de terrenos. Faz ainda referência às perspectivas sobre a contribuição da observação de obras geotécnicas no desenvolvimento da geotecnia.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Gomes, António; Silva, Ana