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Solução de controlo passivo de um passadiço pedonal pré-fabricado, submetido a ...

Author(s): Fernandes, João Filipe Figueira cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7787

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Passadiço pedonal; Controlo de vibrações; Ligas com memória de forma; Efeito de ferrolho


Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil - Perfil Estruturas De modo a acompanhar a rápida expansão da rede viária Portuguesa as soluções para o atravessamento de peões evoluíram, tornando-se comum o recurso a soluções pré-fabricadas para as passagens superiores. Com a evolução do mercado de pré-fabricação e com a necessidade de rápida execução deste tipo de obras, tornou-se muito comum o recurso a soluções de fácil e rápida montagem em obra, como são exemplo as soluções em estrutura metálica ou em betão armado pré-fabricado. Sendo estruturas com um nível de carga muito reduzido, comparativamente às passagens superiores rodoviárias, é possível a construção de estruturas muito esbeltas, sendo muito sensíveis a fenómenos de vibração. Aquando da ocorrência de uma acção sísmica, o colapso pode ocorrer, tanto pelos deslocamentos excessivos permitidos pela estrutura, como pela deficiente ligação entre os vários elementos pré-fabricados. O presente trabalho tem como objectivo o estudo da resposta estrutural de um passadiço pedonal em betão armado pré-fabricado durante uma acção sísmica. É efectuado um estudo e uma análise dos deslocamentos relativos entre os pilares e o tabuleiro, de forma a investigar a possibilidade de descalçamento das vigas. Os esforços presentes nas ligações entre os vários elementos pré-fabricados também serão alvo de estudo, dando ênfase no fenómeno chamado de ”efeito de ferrolho” no que diz respeito ao comportamento das ligações. Posteriormente a estrutura será então reforçada com recurso a ligas com memória de forma(Shape Memory Alloys - SMA), aproveitando as suas particulares capacidades de dissipação de energia, de modo a reduzir os deslocamentos relativos entre os pilares.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Filipe
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