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Gestão Lean da manutenção aplicada a equipamentos de transporte de granéis sólidos

Author(s): Couto, Luís Filipe Neves cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7693

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Fiabilidade; Sistema-reparável; Lean maintenance; Manutenção preventiva; Teste de Laplace; Weibull


Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial O presente trabalho, pretende estudar a fiabilidade dos sistemas reparáveis de transporte de granéis sólidos de uma unidade industrial de extracção de oleaginosas. É ainda objectivo apresentar planos de manutenção preventiva para os mesmos, tendo em consideração uma filosofia Lean aplicada à manutenção (Lean Maintenance), que permita aumentar a fiabilidade e disponibilidade desses sistemas. Tendo como base de estudo o comportamento estatístico dos equipamentos de transporte de granéis, foram considerados três tipos de transportadores de granéis sólidos: transportadores de corrente (do tipo redler), elevadores de alcatruzes e transportadores do tipo sem-fim. No desenvolvimento deste trabalho, foi utilizada uma metodologia baseada na fiabilidade e risco de falha dos equipamentos. Identificaram-se os equipamentos críticos que contribuíam, em maior escala para a redução da fiabilidade e disponibilidade dos sistemas de transporte, com o objectivo de se apresentarem propostas de soluções para a melhoria da fiabilidade e disponibilidade destes equipamentos. Tendo este estudo por base, o comportamento estatístico dos equipamentos de transporte de granéis sólidos, foi necessário numa primeira fase, criar uma base de dados de suporte à análise pretendida. Para a criação da base de dados recorreu-se ao histórico de falhas destes equipamentos entre Setembro de 2009 e Dezembro de 2010, com o intuito de avaliar o comportamento dos equipamentos de transporte de granéis sólidos. Primeiramente, foi analisado o comportamento estatístico destes equipamentos de uma forma global (recorrendo ao teste de Laplace), permitindo ter uma visão global do comportamento do conjunto de equipamentos de transporte na unidade industrial em causa. Posteriormente identificaram-se, descreveram-se e analisaram-se isoladamente, os sistemas-transportador que compõem o sistema global de transporte de granéis sólidos, ou seja, as famílias dos redlers, dos elevadores de alcatruzes e dos sem-fim, sendo assim possível identificar o sistema-transportador mais crítico, no que respeita à fiabilidade. Após essa análise, foi possível propor planos de manutenção preventiva para as três famílias de equipamentos, recorrendo à distribuição de Weibull para modelar os tempos óptimos entre actividades de manutenção preventiva.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, José; Baptista, Luís
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