Detalhes do Documento

Pegada carbónica associada ao transporte de passageiros no comboio da Fertagus

Autor(es): Teixeira, Catarina Isabel Leote cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/7545

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Políticas de transportes; Políticas de mobilidade urbana sustentável; Emissões de Dióxido de Carbono


Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Gestão e Sistemas Ambientais Sendo a mobilidade urbana sustentável uma realidade complexa e diversificada, e o setor dos transportes o que apresentou maiores índices de crescimento das emissões de dióxido de carbono (CO2) na última década, torna-se necessário avaliar o impacte da introdução da ferrovia nalguns troços onde a procura tem sido cada vez mais elevada. A elaboração da presente dissertação tem como principal objetivo estudar a mobilidade e quantificar as emissões de dióxido de carbono associadas às deslocações envolvendo os utentes do comboio da Fertagus que une Lisboa à margem sul do Tejo. Assim, procedeu-se à realização de um inquérito individual aos utentes do comboio da Fertagus de maneira a estudar o modo de deslocação das pessoas desde casa até ao destino (trabalho ou outro) durante a hora de ponta da manhã. Após aplicação do inquérito e com base nos resultados apurados, foi quantificada a pegada carbónica correspondente ao conjunto de inquiridos, num cenário designado como situação real ou trajeto real. Tendo como base o mesmo período horário e as mesmas origens/destino dos inquiridos, contabilizaram-se as emissões de CO2 associadas a um cenário de deslocação exclusiva em automóvel. Na presença dos resultados relativos a estes dois cenários, procedeu-se a uma comparação das emissões de CO2 que permitiu avaliar as diferenças obtidas por passageiro, possibilitando a discriminação dos perfis para os dois tipos de trajetos. De facto, e como seria de esperar, o recurso exclusivo ao transporte individual para realizar o conjunto das deslocações casa-destino-casa, equivaleria a uma produção de emissões médias de CO2 cerca de 5 vezes superior às que se atingem na situação real estudada. Globalmente, conclui-se que o uso dos transportes públicos por parte da população, e neste caso específico, a utilização do comboio da Fertagus, contribui para uma redução significativa das emissões carbónicas, contribuindo também para uma mobilidade mais sustentável.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ferreira, Francisco
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia