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Estudo de caso de adultos ucranianos em contexto de ensino formal: uma abordage...

Autor(es): Santos, Ana Catarina Rodrigues dos cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/7254

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Andragogia; Ensino de língua segunda; Abordagem Lexical; Imigrantes Ucranianos


Descrição
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português, Língua Segunda e Língua Estrangeira A tese que se apresenta de seguida terá como foco a população ucraniana que ingressa no ensino formal através do programa Portugal para Todos - programa vocacionalmente direccionado para a comunidade imigrante adulta, grupo etário até ao momento muito negligenciado. A ausência de trabalhos académicos nesta área tem-se manifestado tanto a nível de reflexão pedagógica avançada, quanto de análise das necessidades deste público-alvo em concreto. A resposta a esta situação deve, em nosso entender, passar por um enquadramento baseado na abordagem comunicativa e no tratamento dos processos de aquisição do léxico. A abordagem lexical, neste quadro, é particularmente relevante, uma vez que permite a aquisição de uma língua estrangeira, neste caso PLE, de forma mais consolidada, adequada à comunicação quotidiana e processada rapidamente, o que assume particular importância quando falamos de aprendentes adultos. Neste trabalho procurar-se-á reflectir criticamente sobre a bibliografia existente em relação ao tema e, a partir da observação directa e análise de inquéritos realizados junto de informantes, proceder a uma identificação da tipologia de erros e a estratégias de trabalho adequadas a este público alvo.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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