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O Jogo didáctico como estratégia de aprendizagem

Autor(es): Costa, Odete Virgínia Cavalcante da cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/7025

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Jogos; Aprendizagem; Estratégia; Criatividade; Leitura


Descrição
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização: Análise e Intervenção em Educação. Este estudo parte da reflexão sobre o lúdico vivenciado na escola, onde os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. O jogo didático pode ser uma alternativa viável para auxiliar neste processo. Sabe-se que o ensino da Língua Portuguesa nas escolas está limitado às aulas tradicionais, reduzindo-se à transmissão de informações, praticamente sem existir interação de conteúdo com o quotidiano dos alunos. A aplicação do jogo favorece a aquisição de conhecimentos em ambiente de alegria e prazer, ajudando no desenvolvimento de várias competências do educando. Os aspetos lúdicos e cognitivos presentes no jogo são estratégias importantes para o ensino e a aprendizagem de conceitos, favorecendo a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre professor e alunos. O presente trabalho discutirá a aplicação e a avaliação do jogo, levando também em conta a importância do uso dos computadores e novas tecnologias de educação, bem como as novas exigências sociais e culturais que se impõem. Neste contexto, será efetuada uma análise da aplicação do material didático “ O Caminho das Letras”, como uma estratégia do processo ensino-aprendizagem, verificando se este contempla as propriedades atrativas do jogo e se poderá facilitar a aprendizagem da língua portuguesa de uma forma lúdica.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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