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Caminho-de-Ferro e população na Cova da Beira (1878-1930): um modelo de acessib...

Author(s): Alcântara, Ana Ramos cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/6595

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Análise espacial; Caminho-de-ferro; População; Séculos XIX e XX; Sistemas de Informação Geográfica (SIG); Spatial analysis; Railways; Population; XIX and XX centuries; Geographic Information Systems (GIS) vi


Description
Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica. Neste trabalho desenvolvemos um modelo de acessibilidade aplicável, a partir dos dados históricos disponíveis, a uma realidade já desaparecida. A partir deste modelo examinamos como o aumento da acessibilidade, com a introdução do caminho-de-ferro na região da Cova da Beira em 1891-93, se reflectiu na evolução demográfica, entre 1878 e 1930, desta região tradicionalmente isolada do interior de Portugal. Na generalidade dos censos, os dados da população estão associados às freguesias. No entanto, a população tende a agregar-se espacialmente. Assim, para ser alcançada a desagregação dos dados de população desenvolvemos dois métodos: um de interpolação por áreas, que originou a identificação da superfície de implantação de cada aglomerado populacional, e outro, de extrapolação dos valores do censo de 1911, que resultou nos valores da população de cada agregado.(...)
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Painho, Marco; Silveira, Luís Nuno Espinha da
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