Detalhes do Documento

A consciência metalinguística na aquisição da leitura em PL2 em PLE

Autor(es): Barbosa, Sandra Marina Mendes Gonçalves cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/6103

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Metalinguística; Língua Segunda; Língua Estrangeira Aprendizagem; Aquisição; Leitura


Descrição
Tese apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do 3º Ciclo no Ramo de Estudos Portugueses na Especialidade de Ensino do Português Este estudo de investigação subordinado ao tema A Consciência Metalinguística na Aquisição da Leitura em PL2 e PLE resulta de um grande interesse pelo ensino do Português L2 e LE. O objectivo deste trabalho centra-se, assim, no diagnóstico das principais dificuldades dos alunos ao nível da leitura, pretendendo equacionar algumas estratégias de resolução para as dificuldades diagnosticadas. É uma investigação que pretende fazer, por um lado, uma reflexão sobre a leitura e a sua aquisição e aprendizagem e, por outro, através de um trabalho de campo, mostrar como é que as estruturas linguísticas e a reflexão metalinguística das mesmas, assim como as estruturas cognitivas e culturais estão relacionadas com o processo de compreensão do texto escrito em alunos de PL2 e PLE. Esta investigação contextualiza-se, deste modo, num encontro de dois pólos. Por um lado, no âmbito da aquisição e, por outro, no do desenvolvimento da Língua Segunda e da Língua Estrangeira. Descrevemos a investigação do processo de leitura, ou seja, dos mecanismos aí envolvidos e a investigação da compreensão que será estudada mediante determinados procedimentos, reflectindo-se, nomeadamente, sobre o texto escrito. Na análise dos testes realizados pelos alunos de Português Língua Segunda, os resultados sugerem-nos que, relativamente à ordenação de um texto por parágrafos e ao preenchimento de lacunas (cloze), os alunos revelaram bastantes dificuldades. Ao invés, os exercícios que avaliam as estruturas dos leitores manifestam um grau menor de dificuldade.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Monteiro, Maria do Rosário; Osório, Paulo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia