Autor(es):
Areias, Joana Araújo
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/5687
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Inteligência emocional; Modelo de avaliação; Programa de desenvolvimento; Emotional intelligence; Evaluation model; Development program
Descrição
RESUMO - Introdução: A Inteligência Emocional (IE) é considerada um factor preditivo de sucesso, mais significativo
do que outros tipos de inteligência e o seu estudo tem recebido cada vez maior relevância com
o objectivo de aumentar os níveis de desempenho em gestão (Goleman, 2009). O
desenvolvimento da IE no âmbito da formação em gestão apresenta resultados contraditórios
sendo necessário confirmar o potencial de desenvolvimento da IE em programas de formação
específicos.
Objectivos: Confirmar a importância da IE para a gestão da saúde e perceber o seu potencial de
desenvolvimento em programas de formação específicos; analisar o módulo opcional de
Emoção, Liderança e Coaching na Gestão em Saúde; e construir uma proposta de modelo que
avalie se a participação nessa Unidade Curricular permite aumentar os níveis de IE.
Metodologia: Realizou-se uma revisão da literatura, que permitiu ter acesso aos conceitos e teorias e,
posteriormente, o estudo de caso do módulo opcional que permitiu compará-lo com outras
teorias existentes. Finalmente, construiu-se uma proposta de modelo de avaliação da IE, com
um desenho quasi-experimental.
Conclusões: A IE é um factor essencial para o sucesso, principalmente na Gestão da Saúde, pelas
características do mercado e das organizações. Os instrumentos de avaliação da IE com
recurso à medição de competências são os que apresentam menos limitações.
O peso do módulo opcional no Curso de Mestrado em Gestão da Saúde, é pouco significativo
(3,33% dos ECTS) e apenas 36,6% dos alunos o frequentaram. A estrutura do módulo está
alinhada com as directrizes de outras teorias, mas a sua curta duração poderá constituir uma
limitação. Sugere-se a criação de apoio tutorial individualizado e prolongado.
O modelo de avaliação proposto representa a primeira tentativa de avaliação do
desenvolvimento da IE na formação em Gestão da Saúde em Portugal e a sua aplicação
permitiria a o aprimoramento do potencial de desenvolvimento das competências dos gestores. ---------------------------------- ABSTRACT - Introduction: Emotional Intelligence (EI) is the most predictive factor of success when compared with other
types of intelligence. Since it is believed to increase performance levels, EI study has been
given more relevance (Goleman, 2009). EI development studies show contradictory results,
becoming necessary to prove the benefits of the development programs.
Purposes: This study aimed to confirm the importance of the EI in health care management; to perceive
the EI development potential of specific programs; to analyze the optional curricular unit of
Emotion, Coaching and Leadership in Health Management; and to build a model that proposes
to evaluate the student’s EI development.
Methods: After the Literature Revision, the Case Study of the Curricular Unit allowed to compare it with
other existing theories. The Model of EI evaluation consists on a quasi-experimental study.
Conclusions: EI is an essential factor for success, mainly in Health Care Management, because of its market
and organizations characteristics. The ability instruments of EI evaluation are those which show
the least limitations.
The Curricular Unit represents only 3,33% of the ECTS provided by this Health Management
Master. Only 36.6% of master’s students chose to participate in this curricular unit. The
structure of the curricular unit is lined up with the guide-lines of other theories. However, being a
6 weeks program, it could represent a limitation. It is suggested to create an individual and
longitudinal tutorial support.
The EI evaluation model proposed represents the first attempt to evaluate de EI development in
Health Management programs in Portugal. Its application could increase the manager’s
development efficacy.