Document details

O aluno na relação escola/família : perspectivas de directores de turmas do 3º ...

Author(s): Marques, Paula Alexandra Gomes Pires cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5484

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Relação escola/família; Distância escola/família; Poder do aluno na relação escola/família


Description
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação O presente trabalho de investigação incide sobre o papel do aluno na relação escola/família e sobre o seu poder nesta relação. Ainda que a escola e a família sejam as detentoras de poder institucional na relação que estabelecem entre si, também o aluno possui poder nesta relação, que deriva da sua posição entre a escola e a família que gera oportunidades de influenciar a comunicação. Embora a relação escola/família mereça o interesse de muitos investigadores e o papel do aluno seja referido em alguns trabalhos, raramente é, em si mesmo, o objecto de estudo. Assim, dada a escassez de conhecimento sistematizado, apresentamos um trabalho de carácter exploratório e descritivo, que justifica uma metodologia qualitativa, centrada na análise de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas a directores de turma, do terceiro ciclo, de uma escola básica do concelho de Oeiras. Os resultados da investigação salientam a importância do aluno, no seu papel de mediador na comunicação entre o director de turma e o encarregado de educação, em consequência do afastamento físico e cultural entre as famílias e a escola e dos mecanismos de circulação da informação entre os dois grupos de adultos. O conhecimento que os directores de turma possuem das famílias tem como fonte principal o aluno, sendo este também responsável por grande parte do conhecimento que os encarregados de educação possuem da escola. Surgiram ainda vários indicadores do afastamento entre a escola e a família. O estudo levanta outras questões pertinentes para futuras investigações: conhecer as perspectivas dos encarregados de educação e dos alunos sobre as questões agora colocadas aos directores de turma; observar o comportamento da variável distância escola/família e identificar outros possíveis factores que a influenciem em contextos social e culturalmente diferentes daquele que caracteriza a escola onde decorreu a pesquisa, nomeadamente em que a população parental possua escolaridade mais elevada e bom domínio da língua portuguesa.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Rui
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU