Detalhes do Documento

Relatório de estágio

Autor(es): Torrão, Denise Miriam Mendes cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/4969

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Estágio pedagógico; Ensino de matemática; Mestrado em ensino


Descrição
Relatório de Estágio apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nos termos estabelecidos no Regulamento do Mestrado em Ensino da Matemática, para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática do 3º ciclo e do Secundário, este relatório refere-se ao Estágio Pedagógico iniciado em Setembro de 2010, na Escola Secundária Francisco Lopes-Graça, Parede, sob a orientação pedagógica da Professora Lourdes Ventura. Foram desenvolvidas diferentes actividades lectivas aplicadas na turma C do 12º ano, do curso de Ciências Socioeconómicas. O núcleo de Estágio de Matemática em questão é constituído pelos seguintes elementos: Orientadora Pedagógica (Professora Lourdes Ventura) e duas estagiárias (Denise Torrão e Vicência Oliveira). O estágio foi assegurado pelo acompanhamento e supervisão de dois responsáveis científicos da FCT-UNL, a Professora Doutora Maria Helena Santos e o Professor Doutor Filipe José Marques. A prática de ensino supervisionada, num total de 6 aulas, foi efectuada para todos os temas abordados neste ano de escolaridade. Quatro das aulas referidas foram assistidas pela Orientadora Científica Professora Doutora Maria Helena Santos sendo que duas dessas foram também assistidas pelo Professor Doutor Filipe Marques. Essas seis aulas foram ainda assistidas pela Orientadora Pedagógica. Foram também realizadas as actividades “Árvore de Natal”, “Loto Matemático” e “O Dia de O Meu Símbolo Matemático”. Estas duas actividades foram levadas a cabo durante a Semana da Escola. Para além disso foi ainda dada formação, aos professores do grupo sobre a Plataforma MOODLE. O Relatório de Estágio compreende uma introdução, 3 capítulos, bibliografia e anexos (num dossier à parte). Na Introdução são apresentados os objectivos de trabalho, as unidades de Matemática focadas e a metodologia seguida. No capítulo I é efectuado o 4 enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição da escola, da turma alvo da prática de ensino supervisionada e das turmas da responsabilidade da Orientadora Pedagógica. O Capítulo II contém uma síntese das planificações, as metodologias, os instrumentos de avaliação e as actividades extracurriculares realizadas. O último capítulo, Capítulo III, surge como uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Matos, José; Ventura, Lourdes
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia