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A LENDA DE APOLO E MÁRSIAS Representações Artísticas e Estudos de Anatomia de S...

Autor(es): Pina, Madalena Esperança cv logo 1 ; Pires, Maria Alexandre Bettencourt cv logo 2 ; Pira, José António Rebocho Esperança cv logo 3

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/4859

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Anatomia; Arte


Descrição
Acta Medica Portuguesa 2005; 18: 371-376 No âmbito do Primeiro Curso Livre de História Universal e de História da Arte, organizado pelo Departamento de História da Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, foi interessante analisar e fotografar o conjunto de esculturas do século XVII expostas no terraço de acesso aos jardins do Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Benfica, representando figuras da mitologia grega. O conjunto situado no topo do terraço representa a lenda de Apolo e Mársias, tal como apresentada nas Metáforas de Ovídeo, tendo-nos suscitado particular atenção a perfeição representativa da escultura do fauno esfolado, em termos de Anatomia de superfície. Por análise de estudos anatómicos prévios, como os de Leonardo da Vinci (cc.1510-1530) ou de Vesalius (cc.1543), detectam-se diversas semelhanças representativas entre alguns dos pormenores fotografados da escultura e os esboços desses primeiros grandes mestres da Anatomia. Aprofundámos o nosso trabalho analítico, procurando outras representações artísticas de esfolados e verificando que se trata de um exercício frequente na arte renascentista e neoclássica em geral, uma vez que os estudos de anatomia de superfície são fundamentais à perfeição representativa do corpo humano. Outros textos, para além das Metáforas de Ovídeo, têm servido de mote a estes trabalhos, como por exemplo as descrições do martírio de S.Bartolomeu que terão inspirado o auto-retrato com que Michelangelo Buonarroti assinou os frescos da Capela Sistina
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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