Detalhes do Documento

Popular ID. Identidade visual popular portuguesa em remediação hipermédia

Autor(es): Novo, Cristina Isabel Neto Duarte cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/4810

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Tradição; Modernidade; Hipermédia; Remediação


Descrição
Trabalho de projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, área de especialização em Comunicação e Artes. Popular ID é uma aplicação hipermédia original que resultou do levantamento de elementos gráficos presentes em diferentes manifestações artísticas e materiais da arte popular portuguesa. Ao realçar a arte popular como uma prática criativa e não uma realidade estanque, demarca uma criação de estereótipos relacionados com o universo da etnografia e com a imutabilidade da tradição. A informação caracteriza-se, hoje, por uma abordagem essencialmente visual. Desta feita, com o intuito de preservar, sensibilizar e captar o interesse para o referido universo imagético, o material produzido constitui uma base de dados visual e interactiva onde as formas tradicionais de expressão artística estão disponíveis através de um reajustamento gráfico que as torne permeáveis às tendências estéticas e comunicacionais actuais. Constituirá, assim, mais um produto cultural existente no espaço virtual da internet e dos computadores pessoais, incorporando uma vertente educativa de sensibilização e promoção de alguns aspectos da cultura popular portuguesa. Através da experimentação e do jogo, em ambiente digital, acede-se aos grafismos presentes em várias demonstrações de arte popular. Mantendo todas as características reticulares de um ambiente interactivo e inserido nesta nova etapa de virtualização da linguagem e das comunicações promovida pelas tecnologias da informação, este projecto encena uma relação interdisciplinar entre as humanidades e a informática, na busca de um vocabulário comum que abra o conhecimento da nossa tradição em contextos de simulação. Para isso, recorre-se ao algoritmo e à remediação, através da transposição de elementos gráficos presentes em média antigos para o computador - que promove na sua essência a convergência de todos os média.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Babo, Maria Augusta; Torres, Rui
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