Autor(es):
Pacheco, Marta Isabel Rebelo
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/4661
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Rádio; Serviço Público; Internet e Multimédia
Descrição
Trabalho de Projecto de Mestrado em Novos Media e Práticas Web Num ambiente caracterizado por uma constante mudança, onde quase tudo
acontece num ritmo sôfrego e o Homem se torna no coelho branco de Alice no país das
maravilhas, sempre atrasado, o desenvolvimento das tecnologias marca o compasso numa
autêntica valsa inacabada que faz eco em diversos pontos da sociedade incluindo a rádio
em geral e o serviço público de radiodifusão em particular.
Partindo da ideia de que vencidas longas batalhas, a centenária rádio vive uma
espécie de terceira vida, dependente da Internet e marcada por diferentes características,
métodos de produção e de distribuição, formas de consumo e desafios. Recordando que
apesar de questionável, o serviço público de rádio continua a ter deveres e direitos
específicos. O presente trabalho de projecto procura fazer o ponto de situação e olhar para
as estratégias que se vislumbram no horizonte.
Para tal, depois do enquadramento do tema e do levantamento dos estudos mais
recentes feitos em Portugal, que dão uma perspectiva mais abrangente, foi traçada uma
investigação centrada na questão do serviço público e dividida em 3 partes.
A primeira diz respeito aos Serviço público de Rádio em Portugal e à sua
caracterização no online, desde o primeiro site até à actualidade. A segunda parte de um
modelo de investigação, adoptado de outras pesquisas e adaptado à realidade actual, para
analisar a presença na Internet de 3 serviços públicos de broadcasting (português, britânico e
norte-americano), ao nível da homepage de cada grupo e da homepage das rádios: Antena 1,
Radio 1 e WNYC.
E Por fim, com base nas estratégias de cada uma, a ideia foi cruzar ideias e perceber
qual o caminho escolhido pelo serviço público para continuar a sua missão.