Author(s):
Carvalho, Manuel Miguel Vitória Torres de
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/4195
Origin: Repositório Institucional da UNL
Description
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de
Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente,perfil Gestão e Sistemas Ambientais Dentro do sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU), a componente recolha e
transporte de resíduos é uma das mais dispendiosas, por envolver um grande número de viaturas e de mão-de-obra. É também uma componente que pode originar impactes ambientais e sociais negativos, se não for criteriosamente planeada e gerida. Por estes motivos, o planeamento de circuitos de recolha de RSU equilibrados e optimizados é fundamental para se conseguir a
sustentabilidade económica, social e ambiental destes sistemas. Contudo, o problema da optimização de circuitos não tem uma solução única e exacta, e envolve uma complexidade ainda maior que o problema típico do caixeiro-viajante da investigação operacional. Este problema pode ser aplicado a vários contextos reais, como a recolha de RSU, com recurso a metaheurísticas que possibilitam a obtenção de resultados mais positivos.
A Câmara Municipal de Almada (CMA) com o objectivo de optimizar os circuitos de recolha de RSU, adquiriu um Sistema de Informação Geográfica (SIG), o Fleetroute, especialmente concebido para optimizar circuitos de recolha de resíduos, e que permite a importação da informação existente
no Geomedia, o SIG utilizado pelo município. Adicionalmente, a CMA estabeleceu como objectivo implementar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e certificá-lo de acordo com o Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS).
No âmbito da realização de um estágio realizado na Divisão de Salubridade da CMA (DSCMA), que decorreu de Janeiro a Agosto de 2008, e que teve por objectivo ajudar a equipa da DSCMA a desenvolver e implementar o seu projecto de optimização de circuitos, o autor desta dissertação aproveitou a oportunidade para desenvolver o seu trabalho de investigação nesta área.
Os objectivos definidos foram, por um lado, acompanhar e registar os pontos fortes e fracos da implementação do processo de optimização de circuitos de recolha de RSU no Concelho de Almada e, por outro lado, desenvolver e aplicar indicadores de desempenho do sistema de recolha de RSU,
antes e após a optimização, que possibilitem a avaliação dos benefícios operacionais, ambientais e económicos da optimização. Para que estes indicadores pudessem ser igualmente úteis ao futuro SGA da CMA, foram construídos e organizados de acordo com as recomendações da Comissão Europeia de
10 de Julho de 2003, para permitir avaliar convenientemente o desempenho ambiental do sistema de recolha de RSU.
Deste modo, nesta dissertação descrevem-se, com grande detalhe, os vários passos tomados
com o propósito de criar, verificar, editar e implementar os circuitos optimizados. Referem-se ainda os problemas e as dificuldades encontradas e a forma como foram ultrapassados, os métodos desenvolvidos para a análise da optimização e as verificações necessárias, assuntos que poderão ser bastante úteis para outros técnicos e investigadores que actuam nesta área.
São igualmente apresentados os resultados dos indicadores obtidos para os circuitos diurnos de RSU indiferenciados, antes e após a optimização. Embora ainda não tenha sido possível a sua
verificação final no terreno, processo que ainda se encontra em desenvolvimento, a optimização dos circuitos diurnos de recolha de RSU indiferenciados permitiram já prever a redução de uma viatura.