Document details

Viabilidade da utilização de medidas de valor do cliente na Indústria Farmacêutica

Author(s): Vendeirinho, Sandrina Manuela Bajouco cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/4040

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Lealdade dos clientes; Rendibilidade; Gestão do cliente; Valor do cliente; Customer Lifetime Value; Customer Equity


Description
Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação O nosso objectivo nesta dissertação, é entender a relação existente entre lealdade dos clientes e o lucro que eles geram para a empresa e perceber se com a métrica do CLV conseguimos potenciar a rendibilidade dos clientes e consequentemente a da empresa. Descrevem-se nesta investigação as melhores práticas de gestão de um portefólio de clientes e definem-se algumas métricas ou indicadores, que retratem de forma simples e fiável, o valor de um cliente ou de uma base de clientes para uma pequena organização. O trabalho apresenta ainda uma análise de viabilidade da utilização de medidas de valor do cliente para o portefólio de clientes de uma empresa OTC da indústria farmacêutica, em Portugal. Os resultados obtidos permitem formular recomendações que minimizem a volatilidade dos clientes, identificar os grupos de clientes com maior potencial em termos de margem de contribuição e em termos teóricos definir modelos para facilitar a maximização do valor do cliente.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Bação, Fernando José Ferreira Lucas
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU