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O estudo do marketing digital versus marketing tradicional e a percepção das su...

Autor(es): Segura, Cristina Marques cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/4036

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Consumo; Comportamento do consumidor; E-commerce; Gestão; Gestão de marketing; Marketing; Estratégias de marketing; Internet; Marketing mix; Mercado; Mercado virtual; Produtos; Perfis de consumidores; Marcas; Web-marketing


Descrição
Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação A presente dissertação foi realizada ao longo do ano lectivo 2007/2008 e pretendeu explorar a questões ligadas aos consumidores virtuais por oposição aos consumidores tradicionais, analisando o impacto dos mercados virtuais no marketing e nos perfis de consumidores. Explorou-se princípios básicos do Marketing e do Web-Marketing e investigou-se o impacto das novas formas de comércio na definição de perfis de consumidores e a inter-relação destes nos modelos de marketing, nomeadamente no modelo dos 4P’s do Marketing Mix. As hipóteses de investigação foram testadas, levando-se a cabo uma metodologia prática de recolha e tratamento de dados, através da elaboração a aplicação de questionários telefónicos. Em termos genéricos, concluiu-se que, para os consumidores, as diferenças de percepção das campanhas de marketing não são assim tão significativas relativamente ao mercado tradicional, apesar de ficar visível a falta de segurança e confiança como factores que inibem o e-commerce e qualquer tipo de transacções virtuais.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fonseca, Célia Gambôa
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