Author(s):
Romão, Flávio Alexandre Costa
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/2657
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Modelos de Negócio; Estratégia; e-Business; Framework; e-SMA; Strategy; Business Models
Description
Dissertação apresentada como requisito
parcial para obtenção do grau de
Mestre em Estatística e Gestão de Informação Num contexto organizacional em permanente mudança e na contínua busca de melhorias
competitivas existe um termo que ganha cada vez mais relevância, o “e-Business”. Este
conceito surge da evolução tecnológica e da sua aplicação às organizações.
A vertente electrónica do negócio tem vindo a ser alvo de diversas evoluções nas últimas
décadas. Existem hoje organizações completamente electrónicas, no entanto, mesmo as que
não o são totalmente têm hoje, quase sempre, nos seus modelos, componentes que o são. É
neste contexto que se torna relevante ter uma forma de analisar e avaliar as opções tomadas,
a nível de planeamento e de arquitectura, que se enquadre com as particularidades do e-
Business. Esta dissertação visa contribuir para suprimir essa necessidade sendo, para esse
efeito, proposta uma framework, a e-SMA (Electronic Strategic Model Analysis).
A framework proposta, a e-SMA, visa apoiar a análise e avaliação de modelos de negócio num
contexto electrónico, para o fazer foca factores quer externos, quer internos à organização. Os
externos são relevantes por questões de contexto, sendo essenciais ao planeamento
estratégico da organização. Por seu lado, os factores internos são essenciais, pois só assim se
pode caracterizar o que existe na organização. Permitir a optimização dos modelos de negócio,
de forma alinhada entre a estratégia e os modelos, é um objectivo que a framework proposta visa ajudar a alcançar. Entende-se que o uso da e-SMA poderá potenciar o alinhamento estratégico organizacional ao mesmo tempo que permite optimizar os modelos de negócio.