Autor(es):
Rodrigues, Sofia Alexandra Nunes
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/13116
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Erro total; Six Sigma; DMAIC; PNAEQ; Laboratório clÃnico
Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia e Gestão Industrial Na presente Dissertação é apresentado um estudo desenvolvido no PNAEQ â INSA.IP que visa a aplicação da metodologia Six Sigma na avaliação do parâmetro do sódio para o Erro total, resultante das medições laboratoriais dos participantes no programa, com intuito de mitigar os erros sistemáticos e melhorar a qualidade das medições clÃnicas em laboratórios clÃnicos e obterem resultados mais fidedignos. A seleção deste parâmetro advém do facto de os distúrbios mais frequentes nos indivÃduos estarem relacionados com a concentração deste ião no organismo.
A implementação do Six Sigma rege-se pelo ciclo DMAIC (Define-Measure-Analyse-Improve-Control), que se decompõe em cinco etapas diferentes para se conseguir a melhoria desejada, onde são integradas diferentes ferramentas e técnicas da qualidade. O ciclo DMAIC permite a definição, preparação e análise dos objetivos propostos até à sua monitorização depois de implementada na Organização, por forma a controlar e garantir o sucesso desta melhoria, evitando os possÃveis desvios.
Para o efeito, foi selecionada uma amostra de 12 laboratórios participantes consistentes no perÃodo de 2009 a 2012, cuja localização geográfica se encontra mais ou menos uniformizada ao longo do território nacional. Foram analisados alguns dos parâmetros integrados nos relatórios resultantes da AEQ, nomeadamente os métodos de determinação utilizados e o coeficiente de variação (CV) interlaboratorial e intralaboratorial, sempre que possÃvel.
Foram estabelecidos pontos de monitorização da determinação do sódio em 1978 (1º ensaio de AEQ), em 1982-1983 e 1993-1994, tendo-se verificado uma inevitável evolução tecnológica e cientÃfica nos processos de determinação, sendo que no 1º ensaio de AEQ o CV rondava os 4% e os métodos utilizados eram manuais, actualmente o CV equivale a aproximadamente 2% e os métodos são totalmente automatizados. No entanto, o valor do erro total apresentado por uma parte dos laboratórios participantes está acima da especificação, de acordo com as tabelas de limites de especificação da AEFA.
A determinação do erro total é fundamental na melhoria das medições laboratoriais, na medida em que se trata de um indicador da qualidade de limite para a imprecisão e inexatidão. Ã, entre outros, um indicador da qualidade de desempenho dos métodos e/ou equipamentos, sendo que, apesar de toda a amostra de participantes considerada utilizar o mesmo método, existem falhas inerentes ao modo como está a ser executada a acção. O nÃvel actual da performance apresentado por estes laboratórios, ou nÃvel sigma, é de 2,5 o que implica que estas entidades carecem de acções de melhoria por forma a aumentar a sua performance, sobretudo porque se trata de uma questão de saúde pública.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Requeijo, José; Faria, Ana