Author(s):
Botelho, Maria do Carmo Simões
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/13025
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Ensino da matemática; Avaliação das aprendizagens; Resolução de problemas; Raciocínio matemático; Comunicação matemática
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no
Secundário O presente trabalho surge no âmbito de um estágio pedagógico feito numa turma do 10.º ano do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo 2013/2014.
A primeira parte do trabalho reflete a prática pedagógica supervisionada, onde são
enumeradas e descritas as diversas atividades desenvolvidas pela estagiária, nas quais participou ativamente. É também feita uma breve caracterização da escola, do seu sistema didático e projeto educativo, do plano de atividades do grupo de matemática e ainda a sua oferta educativa.
Posteriormente é efetuada uma caracterização da turma e de algumas ações promovidas e
dinamizadas pelo núcleo de estágio. O estágio teve como objetivo desenvolver na estagiária competências para uma futura prática pedagógica.
Na segunda parte deste documento é apresentado o trabalho de investigação, cujo objeto de estudo consistiu em identificar o papel da resolução de problemas, da comunicação e raciocínio matemático, no processo de avaliação das aprendizagens, em cinco alunos de uma turma do 10.º ano, que a estagiária acompanhou. Relativamente ao quadro teórico, este pretende definir os
conceitos necessários face ao tema proposto, onde a investigadora através da resolução de
problemas, do raciocínio e da comunicação matemática, conseguiu compreender e refletir sobre o processo de avaliação das aprendizagens.
A metodologia escolhida para a abordagem desta problemática é uma metodologia de natureza qualitativa, tendo assim optado pelo método estudo de caso, em que foram aplicadas as técnicas de entrevista semiestruturada e tarefas aos alunos participantes.
O resultado obtido através da aplicação destas técnicas, permite averiguar o processo
individual do ensino-aprendizagem de cada um destes cinco alunos, esperando que os dados obtidos possam de alguma forma contribuir para o conhecimento do ensino da matemática.