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A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Or...

Autor(es): Vieira, Ana Maria do Rosário Mendes cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/13024

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Ensino em Portugal; Telescola; Agentes do ensino da telescola; Formação de monitores de telescola; Professores monitores; Orientador pedagógico


Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Secundário Este trabalho de investigação pretende contribuir para História do Ensino da Matemática, em Portugal, nomeadamente, no que concerne ao tipo de formação ministrada aos Professores Monitores do Ensino Telescola, designada por “Formação dos Professores Monitores” no período de 1977 a 1990. Para tal foi realizado um levantamento e análise de materiais relativos ao Ensino Telescola do espólio do Professor Bernardino Gonçalves Sobral, uma vez que este esteve ligado ao Ensino Telescola não só como professor monitor, mas também orientador pedagógico. A nossa investigação documental foi complementada por entrevistas ao mesmo permitindo-nos esclarecer questões que iam surgindo ao longo da análise documental. Foi possível ainda constituir um arquivo, em formato digital, de todo o material disponibilizado pelo Professor Bernardino Gonçalves Sobral. Mais especificamente, constituiu-se um arquivo respeitante à documentação referente à Formação de Professores e à disciplina de Matemática, parte do qual foi utilizado na realização deste trabalho de investigação. Esta dissertação compõe-se de seis capítulos. Começámos por contextualizar e definir os objetivos deste estudo. Passámos depois para a metodologia de investigação, focando a metodologia de investigação qualitativa e a metodologia de investigação histórica em educação. Apresentámos a seguir uma breve caraterização do ensino Telescola. De seguida debruçámo-nos acerca dos agentes de ensino: equipas pedagógicas, orientadores pedagógicos e professores monitores. Depois dedicámo-nos à caraterização da formação de professores monitores. Por fim apresentámos as conclusões e algumas considerações finais, terminando com as referências documentais e bibliografias gerais.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santiago, Ana
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