Author(s):
Marques, José Carlos da Silva Rangel de Almeida
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/13015
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Estágio pedagógico; Conexões matemáticas; Derivadas; Geometria; Problemas; Dificuldades
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário A presente dissertação está dividida em duas partes: a primeira referente ao relatório de estágio a segunda ao trabalho de investigação
na prática pedagógica.
O relatório de estágio encontra-se dividido em cinco secções: Introdução, Agrupamento de Escolas António Gedeão, A escola de estágio,
Prática Pedagógica e Reflexão Crítica. Nesta parte caracterizou-se fisicamente o Agrupamento de escolas António Gedeão e os alunos,caracterizou-se o local e a turma de estágio, resumiu-se o trabalho desenvolvido
pelo estagiário na escola de estágio e, por fim, foi feito uma reflexão crítica do trabalho.
O trabalho de investigação na prática pedagógica, a segunda parte deste trabalho, encontra-se dividido em 5 secções: Introdução, Revisão de literatura, Metodologia, Análise de dados e Conclusão.
Com este projeto pretendeu-se perceber como é que os alunos fazem conexões matemáticas. Com esse intuito analisou-se como é que quatro alunos, de uma turma do 12.º ano, resolviam dois problemas envolvendo conexões entre os temas da geometria e das derivadas. Analisou-se o método de resolução do problema, em que fase é que surgem as conexões na resolução dos problemas e as principais dificuldades sentidas pelos alunos.
Com este estudo, concluiu-se que os alunos que têm o conceito de derivada interiorizado conseguem fazer, com algum auxílio, a conexão
dentro deste tema, porém todos os alunos sentiram dificuldades em fazer a conexão entre diversos temas. Todos os alunos resolvem os problemas passando por duas fases, a compreensão do problema e a elaboração e execução do plano de resolução do problema, sendo que as conexões surgiram sempre nesta segunda fase.