Author(s):
Galvão, Carla Isabel Trindade Pereira da Costa
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/12613
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Ensino da matemática; Estágio pedagógico; Mestrado em ensino; Geometria dinâmica; Geogebra; Interesse na matemática
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário A presente dissertação refere o trabalho de prática pedagógica supervisionada,
desenvolvido na escola básica 2,3/S Michel Giacometti, durante o ano letivo 2013/2014, para
a obtenção do grau de mestre em ensino da matemática do terceiro ciclo e no secundário. O
estágio pedagógico aqui referenciado decorreu no ano letivo 2013/2014, e compreendeu o
trabalho letivo realizado no âmbito de uma turma do 9º ano, e, uma turma do 11º ano.
A dissertação está estruturada em duas partes: A primeira parte descreve,
resumidamente, o trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do ano letivo acima
mencionado, que compreendeu a observação, planificação e lecionação de aulas, a elaboração,
realização e correção de fichas de avaliação, a colaboração em atividades extracurriculares.
A segunda parte descreve a investigação realizada em paralelo com a prática
pedagógica, cujo objetivo foi compreender a importância da utilização de ambientes de
geometria dinâmica no estudo da geometria, e, analisar e estudar as respostas dos alunos às
tarefas propostas assim como a aquisição de conhecimentos e competências matemáticas por
parte dos mesmos.
A partir das questões de investigação, qual a influência do software Geogebra na
compreensão e consolidação dos conceitos geométricos associados à circunferência
circunscrita e inscrita a um triângulo; qual o papel da ferramenta no fomento e
estabelecimento de propriedades relativas ao circuncentro e incentro de um triângulo; e qual a
utilidade da ferramenta na motivação e interesse dos alunos no contexto de aprendizagem, foi
elaborada uma revisão de literatura que se centrou na utilização das tecnologias da
informação e comunicação no contexto educativo, nomeadamente, no ensino da matemática,
e, particularizando a aprendizagem em ambientes de geometria dinâmica.
Com base numa metodologia de natureza qualitativa e recorrendo a dois estudos de
caso procurou-se caracterizar o desempenho de dois grupos de alunos na resolução de tarefas
geométricas com recurso ao Geogebra. As principais conclusões mostram-nos que a
utilização de um ambiente de geometria dinâmica influência positivamente a compreensão
dos conceitos matemáticos estudados, permite compreender a forma como os alunos utilizam
e implementam as propriedades dos conceitos e aumenta a motivação e interesse dos alunos
por atividades matemáticas que envolvem caráter exploratório.