Document details

Relatório de estágio e a utilização da geometria dinâmica no estudo da circunfe...

Author(s): Galvão, Carla Isabel Trindade Pereira da Costa cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/12613

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Ensino da matemática; Estágio pedagógico; Mestrado em ensino; Geometria dinâmica; Geogebra; Interesse na matemática


Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário A presente dissertação refere o trabalho de prática pedagógica supervisionada, desenvolvido na escola básica 2,3/S Michel Giacometti, durante o ano letivo 2013/2014, para a obtenção do grau de mestre em ensino da matemática do terceiro ciclo e no secundário. O estágio pedagógico aqui referenciado decorreu no ano letivo 2013/2014, e compreendeu o trabalho letivo realizado no âmbito de uma turma do 9º ano, e, uma turma do 11º ano. A dissertação está estruturada em duas partes: A primeira parte descreve, resumidamente, o trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do ano letivo acima mencionado, que compreendeu a observação, planificação e lecionação de aulas, a elaboração, realização e correção de fichas de avaliação, a colaboração em atividades extracurriculares. A segunda parte descreve a investigação realizada em paralelo com a prática pedagógica, cujo objetivo foi compreender a importância da utilização de ambientes de geometria dinâmica no estudo da geometria, e, analisar e estudar as respostas dos alunos às tarefas propostas assim como a aquisição de conhecimentos e competências matemáticas por parte dos mesmos. A partir das questões de investigação, qual a influência do software Geogebra na compreensão e consolidação dos conceitos geométricos associados à circunferência circunscrita e inscrita a um triângulo; qual o papel da ferramenta no fomento e estabelecimento de propriedades relativas ao circuncentro e incentro de um triângulo; e qual a utilidade da ferramenta na motivação e interesse dos alunos no contexto de aprendizagem, foi elaborada uma revisão de literatura que se centrou na utilização das tecnologias da informação e comunicação no contexto educativo, nomeadamente, no ensino da matemática, e, particularizando a aprendizagem em ambientes de geometria dinâmica. Com base numa metodologia de natureza qualitativa e recorrendo a dois estudos de caso procurou-se caracterizar o desempenho de dois grupos de alunos na resolução de tarefas geométricas com recurso ao Geogebra. As principais conclusões mostram-nos que a utilização de um ambiente de geometria dinâmica influência positivamente a compreensão dos conceitos matemáticos estudados, permite compreender a forma como os alunos utilizam e implementam as propriedades dos conceitos e aumenta a motivação e interesse dos alunos por atividades matemáticas que envolvem caráter exploratório.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Domingos, António; Ochôa, Isabel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU