Author(s):
Silva, Rui Miguel Cunha da
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/12528
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Classificação acústica; Ruído; Habitações; Inquéritos
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia Civil – Perfil de Construção A necessidade de um adequado conforto acústico em edifícios tem vindo a aumentar como resposta a uma maior exigência neste campo, por parte da população. Essa procura de qualidade acústica nas habitações tem resultado no desenvolvimento de sistemas de avaliação e de classificação acústica em muitos países.
Em Portugal, foi criado recentemente um método de avaliação e classificação acústica para edifícios residenciais. Este sistema, editado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, considera três níveis de avaliação: ambiente envolvente do edifício, o edifício em si (acessos comuns) e a habitação.
No que diz respeito à avaliação da habitação, e de acordo com o regulamento dos requisitos acústicos de edifícios (RRAE), são considerados oito descritores acústicos aos quais é atribuída uma pontuação de acordo com o seu valor. Estes descritores são ponderados por coeficientes específicos, a fim de estabelecer uma influência diferencial de cada parâmetro na pontuação final de avaliação da habitação.
Esta dissertação converge numa análise detalhada desses coeficientes, tendo como objetivo a obtenção de valores que devem refletir a atitude das pessoas face aos diversos tipos de sons (vizinhos; externas; equipamentos) a que estão expostas, e como tal, que descritores devem ter mais ou menos influência no conforto acústico do alojamento. A magnitude destes coeficientes foi estudada e obtida por meio de um inquérito social, realizado com recurso a uma ferramenta de preenchimento online.
Com base nos resultados obtidos, foi possível definir um conjunto de valores adequados para esses coeficientes, e, assim, compará-los com os estabelecidos no sistema de avaliação acústica de edifícios residenciais existente em Portugal.