Document details

Reposicionamento da empresa Eco2Balance no mercado

Author(s): Silva, Sofia Taveira de Melo e cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/12324

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Posicionamento estratégico; Carbono; Emissões; Projetos; Problemas ambientais


Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Química e Bioquímica Este trabalho tem como objetivo redefinir a estratégia e o posicionamento estratégico da empresa Eco2Balance nos mercados nacionais e internacionais. Uma vez que as atividades da empresa se baseavam na área do Carbono e na redução das suas emissões para a atmosfera, foram pesquisadas tecnologias nas quais a empresa poderia investir os seus recursos de modo a poder voltar a entrar no mercado. Foi então pesquisado o estado do mercado do Carbono em Portugal. Foram apresentadas sugestões de áreas onde a empresa poderia investir no mercado Português, no entanto, estas mostraram-se pouco atrativas. Foram igualmente feitas pesquisas relativamente às emissões dos Gases de Efeito de Estufa e às suas consequências para o planeta. Existem várias tecnologias ambientais que ajudam a combater as emissões de Gases de Efeito de Estufa proveniente de combustíveis fósseis, tais como o petróleo. Efetuou-se então um pequeno levantamento de algumas tecnologias que são hoje em dia aplicadas e utilizadas para capturar as emissões de gases para a atmosfera e o seu modo de funcionamento. Angola surgiu como o país alvo de uma possível internacionalização devido a ser um país em desenvolvimento e com boas perspetivas de negócio. Foi feita uma pesquisa sobre o país para saber qual a sua situação social, ambiental e económica. Uma vez que os setores energéticos e ambientais encontram-se numa situação carenciada, foram apresentadas tecnologias que pudessem ser aplicadas em Angola nestes setores. Uma vez encontradas as tecnologias adequadas, foi necessário fazer breve estudo de empresas que poderiam vir a ser potenciais parceiros e outras que pudessem ser clientes da Eco2Balance. Foi apresentada a estratégia de reposicionamento e foram dadas dicas para orientar a estratégia e posicionamento da empresa num futuro próximo.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cavaco, Nuno; Mota, José
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU