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Modelos de previsão de rodeiras em pavimentos rodoviários

Autor(es): Sá, Susana Pato de Matos e cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/12292

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Pavimentos rodoviários; Cavado de rodeira; Modelos de previsão; Modelo HDM-4; Modelo austroads; Calibração


Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil Geotecnia Os pavimentos rodoviários podem sofrer vários tipos de degradações e, quando atingem níveis de deterioração elevados, podem pôr em causa as condições de circulação. Para que seja possível monitorizar o estado dos pavimentos e intervir nos mesmos quando necessário, é essencial que se realize uma gestão eficiente das infraestruturas rodoviárias através do desenvolvimento de modelos de previsão de degradações. Em Portugal, a gestão da rede nacional rodoviária é realizada através do Sistema de Gestão de Pavimentos (SGP), atualmente suportado pela base de dados da Estradas de Portugal (EP). Essa base de dados contém informação sobre um número bastante significativo de secções. Alguns dos dados presentes nessa base foram fornecidos e serviram para desenvolver este trabalho. A presente dissertação tem como principal objetivo estabelecer modelos de previsão de rodeiras de pavimentos ajustados à rede nacional rodoviária com base em modelos existentes, como é o caso do modelo HDM-4, desenvolvido pelo Banco Mundial. Avaliou-se a forma como os parâmetros do modelo HDM-4 influenciam as rodeiras e inspecionaram-se alguns trechos de estrada presentes na base de dados fornecida pela EP para que os fenómenos que causam rodeiras fossem entendidos e caracterizados. Para estabelecer modelos de previsão de rodeiras de uma forma correta, verificaram-se detalhadamente os dados de uma quantidade significativa de secções e introduziram-se os mesmos nos modelos HDM-4 e Austroads para prever rodeiras respetivamente em pavimentos com camadas betuminosas sobre camadas granulares e em pavimentos com tratamento superficial sobre camadas granulares. Procurou-se, ainda, verificar se existia um bom ajustamento com calibrações realizadas noutros países e elaborou-se uma calibração ajustada à rede nacional rodoviária. Os resultados deste trabalho mostram que é possível estabelecer, para a rede nacional rodoviária, modelos com base no modelo HDM-4 para pavimentos do tipo AM (mistura betuminosa) com valores médios de rodeira na secção até 5,9 mm, sendo que a componente que mais contribui é a deformação estrutural sem fendilhamento e a que tem menos peso é a deformação estrutural fendilhada. Para valores de cavado de rodeira mais elevados, concluiu-se que o modelo HDM-4 não se ajusta bem, ou porque o efeito de alguns fatores considerados poderá não estar suficientemente bem expresso ou porque existem outros fatores que deveriam ser contabilizados no modelo, uma vez que são responsáveis pela origem de rodeiras com valores de cavado bastante significativos. A dificuldade em ajustar o modelo Austroads aos valores de rodeira medidos pela EP poderá resultar do problema de fiabilidade dos dados disponíveis relativos ao CBR da fundação, o que pode alterar significativamente o valor de SNC.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Quaresma, Luís
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