Detalhes do Documento

A voz das crianças e dos adolescentes no jornalismo do PÚBLICO

Autor(es): Machado, Helena Catarina Durão cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/12223

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Jornalismo diário de referência; Jornal Público; Representatividade; Voz; Infância e Adolescência; Cidadania Infantil; Direitos da Criança


Descrição
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Jornalismo Este relatório é o resultado de uma reflexão baseada em dois tipos de experiência: o trabalho desenvolvido ao longo de um estágio na secção Sociedade do jornal Público, durante o verão de 2013, e a prática profissional da sua autora, enquanto professora e animadora, ao longo de 20 anos. Dessa confrontação – a do jornalismo com o ensino – questiona-se até que ponto as faixas etárias mais jovens em Portugal têm lugar para a sua voz no jornalismo diário de referência, nomeadamente do Público, dado que a sua representatividade nos media noticiosos pode constituir um importante elo de participação cívica entre os mais novos. Questiona-se ainda se as suas histórias são contadas na primeira pessoa e quais as principais representações da infância e da adolescência que os jornalistas transmitem aos seus leitores e se dá espaço à criança e ao adolescente para expressarem as suas opiniões e acentuarem o seu papel enquanto cidadãos ativos na sociedade (tal como está consignado na Convenção sobre os Direitos da Criança de 1989). Através de uma reflexão qualitativa sobre algumas peças jornalísticas escritas no Público, durante o verão de 2013, mas também de uma breve revisão de literatura sobre o tema, conclui-se que, embora tenha havido nos últimos 30 anos uma significativa evolução na quantidade de peças escritas sobre menores de idade, os perfis traçados pelas notícias continuam a incidir maioritariamente nas representações da “criança-vítima” e da “criança-aluno”. Apesar de tudo, é de notar uma abertura do Público para o texto longo (reportagem) onde as crianças envolvidas assumem claramente o seu protagonismo. Todavia, esta é uma situação que, dado o período de tempo em análise, não é determinante para se afirmar uma tendência crescente da presença da voz dos mais novos no jornalismo do Público, mas sinal de que alguns dos seus jornalistas e editores estão sensibilizados para a mudança do paradigma.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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