Autor(es):
Rodrigues, Ana Isabel Malveiro
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/12193
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Análise sísmica não-linear; OpenSees; Efeito de ferrolho; Ligas com memória de forma
Descrição
Dissertação para obtencão do Grau de Mestre
em Engenharia Civil - Perfil Estruturas Os sismos são um dos desastres naturais que mais impacto apresentam, não só pelos danos humanos e materiais causados, mas também pela sua imprevisibilidade. Deste modo, é essencial recorrer à regulamentação vigente
anti-sísmica para o dimensionamento de novas estruturas e implementar sistemas de protecção sísmica em estruturas existentes, caso necessário, por forma a melhorar a sua resposta a esta acção.
A presente dissertação pretende estudar o comportamento dinâmico de um passadiço pedonal localizado na Estrada Nacional 125-10, no distrito de Faro. A necessidade de avaliar a sua resposta à acção sísmica recai sobre a sua composição maioritária por elementos pré-fabricados de betão armado,
dimensionados segundo a regulamentação RSA/REBAP, que já não se encontra vigente, e a sua localização sobre uma importante via de comunicação, pondo em causa o seu funcionamento para uma situação de colapso estrutural.
Foi efectuada uma modelação numérica em elementos finitos, com recurso ao programa OpenSees, onde se modelaram os elementos de ligação tendo em conta o efeito de ferrolho. Posteriormente, foi efectuada a calibração manual do modelo, pela comparação das características dinâmicas obtidas por via numérica e experimental. Os ensaios de vibração ambiental efectuados, permitiram a
obtenção das propriedades dinâmicas actuais da estrutura, pelo processamento do sinal através das técnicas de identificação modal estocástica. Avaliou-se a resposta estrutural dinâmica não-linear, física e geométrica, à acção sísmica, recorrendo-se a acelerogramas artificiais gerados a partir do espectro de resposta elástico apresentado pelo EC8. Tendo sido identificada uma deficiente resistência à acção sísmica, foram consideradas duas propostas de reforço sísmico de protecção passiva, baseadas em dispositivos de dissipação de energia, através de barras de aço de alta resistência e ligas com memória de forma. Evidenciou-se a eficiência de cada sistema de protecção sísmica através da avaliação da resposta dinâmica do passadiço pedonal.