Detalhes do Documento

A formação académica para o jornalismo do século XXI: sobre questões de prática...

Autor(es): Coelho, Pedro Manuel Rouxinol Samina cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/12109

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Ensino do Jornalismo; Academia; Mercado; Comunicação; Novas Tecnologias Digitais


Descrição
Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Comunicação, Estudo dos Media e do Jornalismo O papel que o jornalismo desempenha na democracia, contribuindo para a sua proteção e, simultaneamente, enriquecendo-a (produzindo informação que promove a comunicação entre os membros da comunidade), exige que o estudemos, com o propósito de contribuirmos para a preservação dos valores que o estruturam. As novas tecnologias digitais não alteraram a finalidade do jornalismo; reforçando o potencial de participação do público na dinâmica da esfera pública, ampliaram a possibilidade de comunicação. Ainda que a Internet tenha aberto brechas no edifício que sustentava o jornalismo tradicional, quebrando a velha aliança que este mantinha com a publicidade que o financiava, a reconstrução do jornalismo (a preservação dos valores que sustentam a finalidade do jornalismo) tem de partir do potencial de participação aberto pela tecnologia. Este trabalho assume a formação académica (e o estudo do jornalismo) como a via de acesso ao processo de reconstrução do jornalismo. Se os cursos em jornalismo/ comunicação estão a ser, cada vez mais e um pouco por todo o mundo, a porta de entrada na profissão, a academia deve assumir centralidade no processo, formando profissionais que estabeleçam um compromisso com o público. A receita é complexa: profissionais que resistam aos condicionalismos impostos pelo mercado, que fazem o jornalismo vacilar, e que ao mesmo tempo respondam criticamente, inovando, produzindo alternativa, às necessidades do mercado. Este percurso reclama uma maior aproximação entre academia e mercado; uma aproximação construtiva que não aniquile a identidade de nenhuma das partes.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia