Author(s):
Coelho, Pedro Manuel Rouxinol Samina
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/12109
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Ensino do Jornalismo; Academia; Mercado; Comunicação; Novas Tecnologias Digitais
Description
Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Comunicação, Estudo dos Media e do Jornalismo O papel que o jornalismo desempenha na democracia, contribuindo para a sua proteção e, simultaneamente, enriquecendo-a (produzindo informação que promove a comunicação entre os membros da comunidade), exige que o estudemos, com o propósito de contribuirmos para a preservação dos valores que o estruturam.
As novas tecnologias digitais não alteraram a finalidade do jornalismo; reforçando o potencial de participação do público na dinâmica da esfera pública, ampliaram a possibilidade de comunicação. Ainda que a Internet tenha aberto brechas no edifício que sustentava o jornalismo tradicional, quebrando a velha aliança que este mantinha com a publicidade que o financiava, a reconstrução do jornalismo (a preservação dos valores que sustentam a finalidade do jornalismo) tem de partir do potencial de participação aberto pela tecnologia.
Este trabalho assume a formação académica (e o estudo do jornalismo) como a via de acesso ao processo de reconstrução do jornalismo. Se os cursos em jornalismo/ comunicação estão a ser, cada vez mais e um pouco por todo o mundo, a porta de entrada na profissão, a academia deve assumir centralidade no processo, formando profissionais que estabeleçam um compromisso com o público. A receita é complexa: profissionais que resistam aos condicionalismos impostos pelo mercado, que fazem o jornalismo vacilar, e que ao mesmo tempo respondam criticamente, inovando, produzindo alternativa, às necessidades do mercado. Este percurso reclama uma maior aproximação entre academia e mercado; uma aproximação construtiva que não aniquile a identidade de nenhuma das partes.