Author(s):
Faria, Cristina Adriana Toscano de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/11796
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Música na comunidade; música na prisão; Reclusão feminina; Música e socialização; Projectos musicais
Description
Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção
do grau de Doutor em Ciências Musicais na especialidade de Ensino e
Psicologia da Música A reclusão traz consigo uma série de alterações comportamentais, nomeadamente
no que respeita às relações sociais, que se mostram, muitas vezes e devido às
transformações psicológicas de quem é preso e desprovido da sua própria individualidade,
tensas, conflituosas e agressivas. Nos estabelecimentos prisionais femininos a
problemática da manutenção das crianças junto de suas mães reclusas traz questões
acrescidas no que respeita às competências de relacionamento mãe‐filho ou filha, nem
sempre adequadas.
O interesse sobre a temática da utilização da música para alterar comportamentos,
emoções e relações tem vindo a aumentar, tendo aparecido, nas últimas décadas, estudos
cujos resultados apontam algumas evidências no que diz respeito à acção da música como
catalisadora da alteração de estados emotivos e comportamentais. Vários autores têm
descrito e avaliado projectos desta índole implementados em estabelecimentos prisionais,
com resultados muito positivos ao nível da (re)socialização dos reclusos.
No entanto, a literatura apresenta lacunas no que concerne a projectos musicais
que se tenham realizado em estabelecimentos femininos e dos efeitos que estes possam
ter tido ao nível da aquisição de competências sociais, nomeadamente no caso específico
das reclusas com filhos a seu cargo em contexto prisional.
Para além de apresentar um levantamento e caracterização dos projectos musicais
implementados em estabelecimentos prisionais femininos portugueses no período entre
2005 e 2010, o presente estudo contempla a discussão sobre as condicionantes e a
pertinência da sua implementação, nas perspectivas dos vários agentes implicados.
Finalmente, é apresentado um estudo de caso da implementação do projecto
BebéBabá no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo, em que
participaram 15 mães reclusas com os respectivos filhos e filhas.
Partindo da Grounded Theory como referencial teórico, este estudo desenvolveuse
a partir de várias situações de observação participante, de utilização de entrevistas e de
registos fílmicos.
A partilha de actividades envolvendo a música como catalisadora do
relacionamento humano e o trabalho conjunto rumo a uma apresentação pública final
parecem ter produzido efeitos positivos em diferentes tipos de relacionamento, efeitos
estes que continuam a ser referidos por algumas das reclusas participantes nas entrevistas
de follow up realizadas cinco anos após o termo do projecto.