Author(s):
Neves, João Pedro Leal das
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/11411
Origin: Repositório Institucional da UNL
Description
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Reabilitação de Edifícios A destruição do planeta devido ao aumento da poluição ambiental e o futuro das
sociedades têm sido temas de destaque nos dias que correm.
A preocupação com um futuro sustentável e o rápido esgotamento de recursos e
destruição de ecossistemas proveniente de diversas actividades, em especial na construção, demonstra a urgência em definir um processo de desenvolvimento sustentável
bem como medidas a ser implementadas.
Existe então uma a necessidade de garantir a satisfação das gerações presentes, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Tendo em conta que são as escolas de hoje que produzem essas gerações futuras que irão moldar o destino do País, é necessário integrar todos os jovens numa escola onde lhes é proporcionado um ambiente de aprendizagem motivador, exigente, gratificante e acima de tudo, saudável.
A presente investigação reflecte a importância dos equipamentos escolares
enquanto suporte de aprendizagem nas questões relacionadas com a sustentabilidade.
Este estudo aborda, num contexto de reabilitação sustentável, o enquadramento
histórico da arquitectura escolar existente, a relevância política e social da sustentabilidade e a importância da reabilitação destes edifícios.
Neste contexto, é feita uma análise dos sistemas de avaliação de sustentabilidade
e quais os procedimentos que deverão ser postos em prática, para garantir a sustentabilidade dos edifícios escolares