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Reabilitação sustentável de edifícios escolares

Author(s): Neves, João Pedro Leal das cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/11411

Origin: Repositório Institucional da UNL


Description
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Reabilitação de Edifícios A destruição do planeta devido ao aumento da poluição ambiental e o futuro das sociedades têm sido temas de destaque nos dias que correm. A preocupação com um futuro sustentável e o rápido esgotamento de recursos e destruição de ecossistemas proveniente de diversas actividades, em especial na construção, demonstra a urgência em definir um processo de desenvolvimento sustentável bem como medidas a ser implementadas. Existe então uma a necessidade de garantir a satisfação das gerações presentes, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Tendo em conta que são as escolas de hoje que produzem essas gerações futuras que irão moldar o destino do País, é necessário integrar todos os jovens numa escola onde lhes é proporcionado um ambiente de aprendizagem motivador, exigente, gratificante e acima de tudo, saudável. A presente investigação reflecte a importância dos equipamentos escolares enquanto suporte de aprendizagem nas questões relacionadas com a sustentabilidade. Este estudo aborda, num contexto de reabilitação sustentável, o enquadramento histórico da arquitectura escolar existente, a relevância política e social da sustentabilidade e a importância da reabilitação destes edifícios. Neste contexto, é feita uma análise dos sistemas de avaliação de sustentabilidade e quais os procedimentos que deverão ser postos em prática, para garantir a sustentabilidade dos edifícios escolares
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Amado, Miguel
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