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Sistema automático de vigilância de nível de baterias em veículo autónomo

Autor(es): Pereira, Fábio Miguel de Oliveira cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/11235

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Bateria eléctrica; Ciclos carga-descarga; State of charge


Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores As baterias electroquímicas (daqui em diante descritas como apenas baterias, apesar de existirem outros tipos das mesmas) têm a propriedade de conseguirem acumular energia que posteriormente pode alimentar um circuito eléctrico com a ausência de uma ligação à rede elétrica, permitindo então uma maior mobilidade do mesmo. Graças a este tipo de dispositivo torna-se possível o uso de ferramentas, veículos, e inúmeros outros dispositivos eléctricos em locais onde não existem ligações à rede eléctrica sem que haja a necessidade do transporte de um gerador eléctrico, o que facilita e agiliza em muito a execução do respetivo trabalho. Esse facto aumentou a mobilidade dos equipamentos de tal forma que actualmente todos os equipamentos que têm necessidade de serem móveis o são graças às baterias. Visto que as baterias são parte importante do nosso quotidiano tornou-se então importante estudá-las de forma a torná-las o mais eficiente possível, dado o reduzido tempo de vida útil destes dispositivos. Nesta dissertação estuda-se a bateria, nomeadamente os seus ciclos de carga e descarga e as formas mais indicadas de a carregar/descarregar sem que se ultrapassem os limites impostos pela sua capacidade e pelas respectivas reacções químicas responsáveis pela capacidade de armazenar a carga. São analisados os gráficos respectivos aos ciclos de forma a entender como a bateria vai reagindo à entrada/saída da carga. Com esses dados pretende-se optimizar o uso dessa mesma bateria de modo a aumentar o seu tempo de vida, o que traz grandes vantagens para o meio ambiente pois existem diversos problemas associados ao depósito das mesmas quando atingem o seu final de vida útil. Este é de facto um dos grandes problemas das baterias, visto que a reciclagem dos materiais compósitos das mesmas é extremamente difícil de realizar.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sousa, Pedro; Pimentão, João
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