Autor(es):
Lima, Patrícia Sofia Dias
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/11099
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Eficiência energética; Sector doméstico; Climatização ativa; Simulador; Conforto térmico
Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Gestão e Sistemas Ambientais O contínuo aumento do consumo energético, em Portugal, relaciona-se com o aumento de procura dos padrões de conforto nas habitações. Uma má decisão em relação aos equipamentos de climatização, que influenciam os níveis de conforto a obter, pode aumentar ainda mais o consumo de energia. Assim, é relevante fazer a escolha mais acertada de um equipamento, na medida em que esta pode tornar-se uma decisão complicada com elevados consumos e custos.
O sector doméstico é aquele que representa um potencial de redução de consumos energéticos mais elevado, pois é neste sector que são encontradas as oportunidades com menores custos associados. Deste modo, cabe a cada cidadão desempenhar um papel ativo na sociedade, contribuindo para a poupança de energia e aumento de eficiência energética.
O presente trabalho aborda a integração de escolhas com consequências na diminuição de consumos de energia, contribuindo indiretamente para a melhoria do ambiente. Mais concretamente, a dissertação procura auxiliar os consumidores na seleção de equipamentos de climatização ativa, tendo em consideração a fatura energética, o investimento associado a cada equipamento, o seu período de retorno (quando aplicável) e o conforto térmico associado.
Para o auxílio das escolhas mencionadas foi desenvolvido um simulador que permite ao utilizador conhecer as opções que melhor conciliam todos os fatores que se têm em consideração quando se pretende obter um sistema ativo de climatização. A ferramenta desenvolvida não existe no mercado português, pelo que torna-se uma relevante base de apoio à decisão para os consumidores.
Dos resultados obtidos concluiu-se que o ar condicionado com bomba de calor é geralmente a opção com menores custos considerando investimento e consumo energético, em situações de climatização prolongada / permanente. Na inviabilidade da sua instalação são apresentadas diversas alternativas, nomeadamente o recuperador de calor e a salamandra, a caldeira a gás e o acumulador de calor. Para o aquecimento instantâneo destacaram-se o termoventilador, o irradiador a óleo, o convetor e o aquecedor a gás (catalítico).